O Senhor é este chão firme onde podemos firmar os nossos pés.

Naquele dia será cantado este cântico na terra de Judá: «Temos uma cidade forte. Para a defender, o Senhor ergueu muralhas e baluartes. Abri as portas, para que entre um povo justo, que cumpre com os seus compromissos, que tem carácter firme e conserva a paz, porque põe a sua confiança em Deus. Confiai sempre no SENHOR, porque o SENHOR é a rocha perene: abateu os habitante das alturas e a cidade soberba; humilhou-a, derrubou-a por terra, reduziu-a a pó. Ela é calcada pelos pés dos humildes, pelos pés dos pobres.» 

Livro de Isaías 26,1-6 

O Senhor é este chão firme onde podemos firmar os nossos pés. A experiência de muitos antes de nós e de há muito tempo é esta: Ele é aquele que dá vida e que destroi os nossos inimigos. Depois de Jesus, já não podemos olhar para estes inimigos como pessoas a quem Deus esmaga para nos favorecer. Mas de qualquer das formas, esta experiência de que Deus está connosco e nos ajuda nos momentos mais duros foi tomando forma até que em Jesus nos foi revelado de forma clara, mesmo que ainda não o tenhamos interiorizado completamente. 

Cada um de nós tem de ver com o Senhor quais são os habitantes das alturas que temos de combater: uma doença, um orgulho, uma situação de desemprego, a falta de auto estima, exemplos não faltam. 

Penso que desta leitura salta uma coisa à vista: “estas dificuldades são calcadas aos pés dos humildes, aos pés dos pobres”. A que atitude está o Senhor a convidar-me? A confiar nele? Certamente. Mas penso que de forma activa, a abrir a mente e o coração a que Ele possa iluminar a forma como olho para a situação que estou a viver. Então estarei apto a agir. Um carácter firme e a paz só são possíveis se confiarmos no Senhor

 

Os comentários estão encerrados.