“O Senhor instruiu-me e eu entendi”

Bom dia, meu Deus e Senhor!
Obrigada pelo dom da fé e pela possibilidade de oração, de estar aqui Contigo, de Te escutar, de Te falar…
Compreendo bem a dimensão disto que Te escrevo? Não, claro que não! Mas, por isso mesmo, mais Te agradeço o não deixares de fazer caminho comigo, mesmo quando não vejo tudo.
Que Jeremias, com a sua segura confiança em Ti, me possa guiar ao longo desta oração.


Hoje, Senhor, falas-me através de Jr 11, 18-20:
O Senhor instruiu-me e eu entendi. E então vi com clareza o Seu proceder para comigo. E eu, como manso cordeiro conduzido ao matadouro, ignorava as maquinações tramadas contra mim, dizendo: «Destruamos a árvore no seu vigor; arranquemo-la da terra dos vivos, que o seu nome caia no esquecimento.» Mas o Senhor do universo, justo juiz, sonda os rins e o coração. Que eu seja testemunha da Tua vingança sobre eles, pois a Ti confio a minha causa.


Senhor, quero tanto agradecer-Te esta leitura e o alento que o testemunho de Jeremias dá à minha fé.
Jeremias entende as Tuas instruções e vê com clareza o Teu proceder.
Isto causa-me uma certa inveja, sim, confesso-o, pois tantas vezes apenas me apercebo do Teu silêncio e não intuo sequer por onde me convidas a fazer caminho…
E, mesmo quando intuo a que me interpelas, nem sempre tenho a força e a vontade para o seguir… Mas Jeremias fez de Ti a sua força, e por isso procurou fazer a Tua vontade durante toda a sua vida.
Sei que Jeremias tinha de orar muito e de discernir muito para poder falar assim, com esta certeza. Por isso, Senhor, agradeço-Te muito os dons da oração e do discernimento que tenho “à mão de semear” e aos quais nem sempre reconheço o devido valor… habituo-me demais, não é?.. E dou tanta coisa por garantida, quando não o é…
Jeremias confiou-Te plenamente a sua causa. Mais do que isso, ele fez da Tua causa a sua causa! Eu, que já me sentiria feliz se soubesse confiar em Ti plenamente, pôr nas Tuas mãos tudo, e todos, que trago dentro, sinto que me convidas a ir mais longe. A seguir o exemplo de Jeremias e a fazer da Tua causa a minha causa!
Como?
Qual é a Tua causa? Qual é a minha causa?
Como me pedes que concretize na minha vida a Tua causa?
Acredito que estarás comigo? E que me darás o necessário para o viver?


“Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos
Eu quero em Teus caminhos andar
Pois sozinho ando perdido pela vida
E me canso de andar
Mostra-me, Senhor, os Teus caminhos
Eu quero em Teus caminhos andar”

Ámen

Os comentários estão encerrados.