“O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor”

Olá Senhor. Obrigada por estes segundos de pausa e oração. Obrigada por estes instantes do meu dia em que me dizes “Pára. Pára e olha com um pouco mais de calma para ti, para Mim, para os que vivem perto de ti…”


O evangelho de hoje é Mc 12, 28b-34:
Naquele tempo, aproximou-se de Jesus um escriba e perguntou-Lhe: «Qual é o primeiro de todos os mandamentos?» Jesus respondeu-lhe: «O primeiro é este: ‘Escuta, Israel: O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todo o teu entendimento e com todas as tuas forças’. O segundo é este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Não há nenhum mandamento maior que estes». Disse-Lhe o escriba: «Muito bem, Mestre! Tens razão quando dizes: Deus é único e não há outro além d’Ele. Amá-l’O com todo o coração, com toda a inteligência e com todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, vale mais do que todos os holocaustos e sacrifícios». Ao ver que o escriba dera uma resposta inteligente, Jesus disse-lhe: «Não estás longe do reino de Deus». E ninguém mais se atrevia a interrogá-l’O.


Jesus, esta é uma daquelas leituras que mais recordo dos meus tempos de catequese… Talvez porque era a resposta rápida que dava quando me perguntavam os dez mandamentos e eu não me lembrava… Porém, agora, à distância de tantos anos, dou-me conta que decorei esta resposta, mas não sei se apreendi verdadeiramente o seu significado.
O Senhor, nosso Deus, é o único Senhor…
Jesus, Tu és mesmo o meu único Senhor?
Não haverá por aí outros senhores na minha vida? Às vezes creio que sim… Às vezes a senhora sou eu… sou eu que mando… sou eu que estou no centro… sou eu que faço e desfaço ao meu gosto e ao meu jeito…
Outras vezes o meu senhor são as coisas que me arrastam e manipulam… Aquelas que captam a minha atenção e levam o melhor do meu tempo…
Outras vezes o meu senhor são esses deusinhos pequeninos que construo para mim própria… Quantas vezes transformamos as nossas seguranças, os nossos planos A e planos B, os nossos seguros, a nossa conta bancária no nosso Deus… Mas não é isso que nos pode salvar.
Na primeira leitura de hoje, Deus diz a Israel: “Graças a Mim darás muito fruto.” É graças a Mim, não às tuas forças nem às tuas seguranças humanas… aos teus planos B… ou às tuas alianças com os mais fortes… E o próprio povo de Israel conclui: “Não é a Assíria que nos pode salvar; não montaremos mais a cavalo, nem chamaremos ‘Nosso Deus’ à obra das nossas mãos.”


Jesus, eu quero que Tu sejas o meu Deus, o único Senhor. É de Ti e do Teu amor que eu quero viver, e não das minhas conquistas e seguranças.
Ensina-me a amar-Te com todo o meu coração, com todo o meu entendimento, e com todas as minhas forças. E ensina-me a amar os outros com esse amor com que me amas.
Que este tempo de Quaresma seja isto mesmo: um tempo para regressar a Ti.

Os comentários estão encerrados.