Obrigada por teres vivido tudo o que nós vivemos!

Bom dia, Senhor, hoje é o primeiro Domingo da Quaresma e Tu lembras-nos que a vida também tem dificuldades, encruzilhadas e tentações. Por isso, hoje rezo que nesses desafios nós nos deixemos guiar sempre por Ti.


O Evangelho é Mt 4, 1-11
Naquele tempo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, a fim de ser tentado pelo Diabo. Jejuou quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou-se e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, diz a estas pedras que se transformem em pães». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’». Então o Diabo conduziu-O à cidade santa, levou-O ao pináculo do templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, lança-Te daqui abaixo, pois está escrito: ‘Deus mandará aos seus Anjos que te recebam nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’». Respondeu-lhe Jesus: «Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’». De novo o Diabo O levou consigo a um monte muito alto, mostrou-Lhe todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-Lhe: «Tudo isto Te darei, se, prostrado, me adorares». Respondeu-lhe Jesus: «Vai-te, Satanás, porque está escrito: ‘Adorarás o Senhor teu Deus e só a Ele prestarás culto’». Então o Diabo deixou-O e aproximaram-se os Anjos e serviram-n’O.


Esta leitura a seguir ao teu Baptismo, Jesus, onde escutaste Deus dizer quem Tu eras: o Filho amado no qual o Pai põe todo o seu agrado. Por isso, hoje choca que o Espírito Santo te guie ao deserto para seres tentado! Também tu, Senhor, foste tentado? Porquê?

Obrigada por teres vivido tudo o que nós vivemos! Nós como Tu, ou Tu como nós experimentaste o amor do Pai também na dificuldade, na tentação e no fascínio dos atalhos para seres feliz sem Deus.

Depois de jejuares sentiste fome… tantas vezes nós sentimos fome, insatisfação, desejo de mais. Mas tu não fugiste à fome por caminhos de facilidade, nem fugiste das tuas necessidades nem culpaste Deus por não te evitar as dificuldades. Tão diferente de mim que muitas vezes culpo Deus porque a minha vida é difícil. Caio na esparrela de não aceitar as minhas fomes. Não acredito, como Tu, que Deus, se sei esperar, me ajudará a saciar as minhas necessidades ao seu jeito.

A segunda tentação é cairmos na ilusão de vivermos a vida com efeitos especiais e sem sofrimentos. Só que isso não é possível. Por isso, Tu, Jesus, recusaste fazer um deus à tua medida. Sabes que ser filho de Deus é viver também o pequeno, a fragilidade e a dor, sem pensar que temos de ser super pessoas imunes em todas as peripécias.

A terceira tentação ofereceu-te a possibilidade de possuíres todos os reinos do mundo e suas riquezas, mas a troco de deixares Deus e fazeres doutros deuses o teu centro. Mas tu disseste não… nem a opinião dos outros, nem o ter mais do que é preciso para viver, nem o conforto, nem fazer a tua vontade foram mais importantes do que Deus na tua vida.

Ajuda-nos, nesta Quaresma, a identificar as nossas pequenas e grandes tentações para não cairmos nelas.


E quando a tentação vence em mim, Jesus, ajuda-me a procurar caminhos para me levantar. Que nunca me esqueça que, como Tu, eu sou em todas as ameaças e tentações, filha amada do Pai.

Os comentários estão encerrados.