«Os discípulos voltaram cheios de alegria»

Bom dia, Senhor! Hoje é sábado, dia de descanso para muitos, mas também dia em que muitos outros trabalham, para que os restantes possam ter aquilo que precisam… médicos, enfermeiros, polícias, comerciantes, empregados de loja e de restauração, jornalistas, já para não falar de pais e mães… que tanto aqueles que têm possibilidade de descansar como os que trabalham êem o melhor de si hoje para o mundo, nas circunstâncias que lhes cabe viver!
É também dia de Nossa Senhora do Rosário; por isso, que como tu, Mãe, consigamos viver com alegria e fé nos pequenos actos, mesmo que o fruto não seja evidente ou imediato.


Uma das leituras que a Igreja propõe para hoje é Lc 10,17-24:
Naquele tempo, os setenta e dois discípulos voltaram cheios de alegria, dizendo: «Senhor, até os demónios se sujeitaram a nós, em teu nome!» Disse-lhes Ele:«Eu via Satanás cair do céu como um relâmpago. Olhai que vos dou poder para pisar aos pés serpentes e escorpiões e domínio sobre todo o poderio do inimigo; nada vos poderá causar dano. Contudo, não vos alegreis porque os espíritos vos obedecem; alegrai-vos, antes, por estarem os vossos nomes escritos no Céu.» Nesse mesmo instante, Jesus estremeceu de alegria sob a acção do Espírito Santo e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho houver por bem revelar-lho.» Voltando-se, depois, para os discípulos, disse-lhes em particular: «Felizes os olhos que vêem o que estais a ver. Porque – digo-vos – muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não o ouviram!»


A primeira coisa que podemos reparar nesta leitura é que os discípulos regressam cheios de alegria do “campo de missão” para onde Jesus os tinha enviado. Qual é, Jesus, o campo de missão para onde me envias hoje? Neste dia, que situação, que pessoas, me chamas a viver com mais atenção, com mais intencionalidade, para que através do meu actuar o teu amor possa ser experimentado, ser concretizado?
Os discípulos vêm com alegria, estão felizes com o resultado do seu trabalho. Por vezes parece que nós, cristãos, vivemos com muito sentido de dever mas pouca alegria e entusiasmo, aquilo em que nos propomos envolver. Se calhar isso acontece porque não os vivemos desde o teu chamamento e sim como uma obrigação. Ajuda-me hoje, Senhor, a desfrutar da minha entrega, e a vibrar com os motivos de alegria que nela encontre; ajuda-me a viver essa entrega em resposta à tua chamada e com a criatividade que vem de “correr com gosto”!
Outro aspecto desta leitura é que também Tu te alegras; aliás, estremeces de alegria. Com quê? Parece ser tanto com a alegria que vês nos teus discípulos, como pelo resultado da sua missão, veres que ajudava efectivamente muitas pessoas. É certo que hoje, como então, no meio de muito sofrimento e realidades contraditórias, os resultados da entrega de muitos (e também da minha) também se fazem ver e notar… Acredito que Tu, Senhor, te alegras com os resultados da minha entrega, da entrega de outros?


Obrigado Jesus por me dares a conhecer o Pai e esta forma de vida que é de procurar viver o teu modo de amar em todas as situações! Que com a ajuda do teu Espírito possa a viver os trabalhos e momentos de descontracção com alegria e leveza; que acredite que nos dás o poder de fazer frente às realidades adversas, de sofrimento e até mesmo más, com o poder que vem do teu amor e de ousar concretizá-lo com criatividade e perseverança.

Os comentários estão encerrados.