Pai Nosso…

Senhor, Tu sempre és capaz de surpreender. E às vezes eu já venho a Ti a achar que nada há de
novo debaixo do céu e menos em Ti. Desculpa. Hoje ajuda-me a abrir o coração a quem Tu és, ao Teu cuidado por mim e aquilo que me queres dizer que sempre é novo.


Hoje temos conversa marcada no Evangelho de Lc 11, 1-13
Naquele tempo Jesus estava algures a orar. Quando acabou, disse-lhe um dos Seus discípulos: «Senhor, ensina-nos a orar, como João também ensinou os seus discípulos.» Disse-lhes Ele: «Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o Teu nome; venha o Teu Reino; dá-nos o nosso pão de cada dia; perdoa os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos ofende; e não nos deixes cair em tentação.» Disse-lhes ainda: «Se algum de vós tiver um amigo e for ter com ele a meio da noite e lhe
disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, pois um amigo meu chegou agora de viagem e não tenho nada para lhe oferecer’, e se ele lhe responder lá de dentro: ‘Não me incomodes, a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados; não posso levantar-me para tos dar’. Eu vos digo: embora não se levante para lhos dar por ser seu amigo, ao menos, levantar-se-á, devido à impertinência dele, e dar-lhe-á tudo quanto precisar.» «Digo-vos, pois: Pedi e ser-vos-á dado; procurai e achareis; batei e abrir-se-vos-á; porque todo aquele que pede, recebe; quem procura, encontra, e ao que bate, abrir-se-á. Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedem!»


Ao ouvir esta leitura, Senhor, fico com a sensação que invertes os comparativos…
Normalmente dizemos que ao olhar para Ti precisamos de ser cada vez mais como Tu. Só que hoje Tu convidas-nos a olhar para a bondade daqueles que nos rodeiam e poder entrever a Tua bondade. Qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma serpente? Ou, se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois é. Tu és bom e podemos aprender a Tua bondade ao olhar aquelas pessoas em quem reconhecemos boa vontade, capacidade de ajudar e generosidade.
Desculpa porque tantas vezes duvido que és bom, que estás sempre atento às nossas necessidades. Por isso ajuda-me a rezar hoje o Pai Nosso com esse sabor da tua bondade que inspira a minha confiança.
As Tuas palavras são duras mas claras… «Pois se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos
vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem!»


Peço que me dês, Senhor, o que preciso. Não para que não Te esqueças, mas para que eu não me esqueça de que Tu és bom e posso confiar em Ti.

Os comentários estão encerrados.