Papa Francisco alertou que unidade da Igreja é função de todos os cristãos

“Fazer a unidade da Igreja e construi-la, esta é a tarefa de todos os cristãos, de cada um de nós. Quando se constrói um templo, um palácio, procura-se uma área preparada para isso”, começou por explicar o Papa, observando que a primeira coisa “é a pedra de base, a ‘pedra angular’”, como revela a Bíblia. “A pedra angular da unidade da Igreja, ou melhor, a pedra angular da Igreja é Jesus e a pedra angular da unidade da Igreja é a oração de Jesus na Última Ceia – ‘Pai, que sejam um’ -, esta é a força”, acrescentou.” Por isso, “não é possível construir” a unidade sem Jesus Cristo, que “é a base, a segurança”, e o trabalho de construção é feito pelo Espírito Santo “o único capaz de fazer a unidade na diversidade dos povos, das culturas, das pessoas”.


Na leitura Efésios 4, 1-6 – São Paulo exorta esta comunidade para que proceda em conformidade com o chamamento que recebeu, “com toda a humildade, mansidão e paciência” pela unidade, conselhos que podem demonstrar fraqueza.

“Humildade, doçura, magnanimidade são frágeis porque o humilde parece que não serve para nada” como “a doçura, a mansidão, a magnanimidade, o ser aberto a todos, ter o coração grande”.

“Nós transformamo-nos em pedras mais fortes nesse templo quanto mais frágeis nos tornarmos com essas virtudes da humildade, da magnanimidade, da doçura, da mansidão”, frisou.

Senhor,
que hoje eu tenha a coragem e a humildade de dizer que sou FRÁGIL;
que a minha fragilidade me aproxime do outro, me torne mais doce e humilde perante o outro;
que a minha proximidade daquele que está ao meu lado no trabalho, em casa, no grupo de amigos, na rua, construa a Tua unidade;
que Tu sejas a minha pedra angular e que assim passes a ser a pedra angular de outros.

Perguntas/Desafios:

1. Que posso fazer hoje para contribuir para a unidade da Igreja? (desafio: ligar/estar com um amigo que é de outro movimento)

2. Senhor, de que é que tenho medo quando percebo que sou frágil?

Os comentários estão encerrados.