Para onde ir?

Disse-lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos nós saber o caminho?» Jesus respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim.
Evangelho segundo São João, capítulo 14, versículo 5 a 6

Bom dia, Jesus. Estas palavras tuas têm andado na minha cabeça… No meio do dia-a-dia, das tarefas que tenho de fazer, interrogo-me. Será que estou no caminho certo? Será que fiz as escolhas certas?

O caminho que escolhi dá-me alegrias, satisfação, gosto mas misturado com isto tudo vem o cansaço, o sofrimento e, em alguns momentos, o desespero. Será que não há outro caminho? Será que Tu me indicas outro caminho e eu ando perdido?

Tu dizes-me de maneira muito clara: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. Se assim é, e cada vez mais acredito que é assim, então a questão não é qual o caminho que escolho, em termos das tarefas que faço, mas se vivo aquilo que é mais genuíno em mim, aquilo, que está inscrito em mim desde que nasci, porque Tu és a essência de todo o ser humano.

Quando paro para olhar para o que vivo vejo que a minha vida tem tudo a ver com o que sou: ser casado, ser pai, ter uma intervenção na sociedade, tem tudo a ver comi-go, tem tudo a ver com a minha Verdade e é, sem dúvida, o que me dá a Vida. Viver desta maneira, viver aquelas verdades que são permanentes em mim tem, no entanto, um custo. O ser fiel, o não abandonar aquilo que me é mais querido, mesmo quando as coisas são difíceis. Foi esse o Teu caminho. Viveste até ao fim aquilo que movia o teu coração, mesmo quando isso implicava perderes a vida. É verdade que perdeste a vida. Mas é também verdade que a viveste como ninguém. E Tu sabes como eu desejo viver a vida em cheio, viver uma vida que faça sentido, que tenha gosto!

Ajuda-me a ser fiel, nos momentos difíceis. Acompanha-me no dia-a-dia e dá-me o teu olhar esperançoso sobre a vida as pessoas. Obrigado por este momento de oração.

Boa oração

Os comentários estão encerrados.