Para um novo espírito quaresmal

“Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e ser-vos-á dado: uma boa medida, cheia, recalcada, transbordante será lançada no vosso regaço. A medida que usardes com os outros será usada convosco.»
Lc 6,36-38. 
Nas diversas situações da existência humana, vamos aprendendo que os resultados das nossas acções pessoais, familiares e sociais, decorrem naturalmente dos princípios que voluntariamente colocamos na sua matriz.
Assim, se se tratam, por exemplo, de princípios de exploração, de discriminação e de falta de respeito pela dignidade humana , teremos como resultados, situações de conflito, sofrimento e pobreza.
As acções dos cristãos  deverão diferenciar-se, radicalmente, por respeitarem os princípios de misericórdia, perdão e de doacção, geradores de paz e de concórdia entre as pessoas.
São estes princípios que deverão iluminar o espírito e as acções desta Quaresma de 2011, se tivermos a coragem de anular os princípios não-cristãos que ainda persistem nas nossas vidas e substituí-los pelos princípios evangélicos, com a energia do Espírito Santo, realizando práticas de humanização, partilha e fraternidade.
A Quaresma de 2011 trará novas dinâmicas de Ressurreição, à medida das nossas capacidades de introduzir princípios de misericórdia, de perdão e de gratidão no nosso dia-a-dia.

Os comentários estão encerrados.