«Passa à Macedónia e vem ajudar-nos!»

Hoje, Jesus, quero agradecer-te a minha vida e as de todos aqueles que me rodeiam.
Agradecer-te a possibilidade de pertencer a esta família missionária, onde me é dada a possibilidade de fazer caminho contigo e com os outros meus irmãos.
Um dia, Jesus, encontrei-me contigo e Tu começaste a mudar tudo e a dar-me possibilidades infinitas para ser feliz. Nesse dia, percebi realmente que és Tu aquele que está em primeiro lugar e que sabe tudo sobre nós. Contudo, foi e é um caminho que por vezes não é fácil e, que só fica claro quando nos deixamos libertar por Ti.
Tu dás-nos a tua Palavra e a possibilidade de darmos mais um passinho no nosso caminho contigo.
Hoje, que eu possa perceber e realizar tudo aquilo que me vais propondo ao longo do meu dia.


Hoje Senhor, falas-nos através de Act 16, 1-10:
Paulo chegou em seguida a Derbe e, depois, a Listra. Havia ali um discípulo chamado Timóteo, filho de uma judia crente e de pai grego, que era muito estimado pelos irmãos de Listra e de Icónio. Paulo resolveu levá-lo consigo e, tomando-o, circuncidou-o, por causa dos judeus existentes naquelas regiões, pois todos sabiam que o pai dele era grego. Nas cidades por onde passavam, transmitiam e recomendavam aos irmãos que cumprissem as decisões tomadas pelos Apóstolos e pelos Anciãos de Jerusalém. Dessa forma, as igrejas eram confirmadas na fé e cresciam em número, de dia para dia. Paulo e Silas atravessaram a Frígia e o território da Galácia, pois o Espírito Santo impediu-os de anunciar a Palavra na Ásia. Chegando à fronteira da Mísia, tentaram dirigir-se à Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. Atravessaram, então, a Mísia e desceram para Tróade. Ora, durante a noite, Paulo teve uma visão: um macedónio estava de pé diante dele e fazia-lhe este pedido: «Passa à Macedónia e vem ajudar-nos!» Logo que Paulo teve esta visão, procurámos partir para a Macedónia, persuadidos de que Deus nos chamava, para aí anunciar a Boa-Nova.


«Passa à Macedónia e vem ajudar-nos!»
Nesta Palavra Jesus diz-me que muitas vezes a minha vontade não é a vontade dele e que a mudança de planos pode acontecer a qualquer momento. Paulo e Silas mudaram de itinerário duas vezes, porque onde pensavam ir anunciar a Palavra de Deus, naquele momento, não era a melhor opção. Eles não sabiam, mas era na Macedónia que havia a vontade de serem ajudados. E foi para aí que se dirigiram, levados pelo Espírito Santo, para anunciar a Boa-Nova.
Tal como Paulo e Silas, muitas vezes fazemos planos para a nossa vida, para a família, trabalho, as atividades de missão e somos impelidos a mudar tudo aquilo que tínhamos planeado. O Senhor diz-nos que o caminho não é por aí quando, mesmo cheios de boas intenções, nos enganamos ou não conseguimos ver o mesmo do que Ele.
Acontece que, nestas situações, nos sentimos desconfortáveis, medrosos, como se algo nos escapasse por entre os dedos.
Mas temos razões para isso?
Se Paulo e Silas não tivessem sido impedidos pelo Espirito Santo de ir à Ásia e à Bitínia quem iria ajudar as pessoas da Macedónia?
O Senhor sabe aquilo que nós nem imaginamos. O nosso grande problema é a ignorância e a lógica do mundo que se enraíza em nós de tal forma que se torna difícil acolher Aquele que nos pode curar, libertar e fazer felizes.


Hoje Jesus, ensina-me a escutar a tua Palavra, a acolher e a abrir-me ao teu Espírito. Ajuda-me a entender as orientações que o Espírito Santo me vai dando, a acolhê-las, mesmo que não entenda, na certeza de que tudo será realizado tendo em vista a vivência da vida eterna, desde agora, por todos os homens.
Senhor, que eu possa ser instrumento da tua Paz e realizar a minha missão nos locais onde mais precisam de mim.
Ajuda-nos a escutar, a perceber o teu chamamento e a dizer-te sim porque o nosso Sim atraírá muitos a ti.

Os comentários estão encerrados.