«Pedi e dar-se-vos-á»

Senhor obrigada por mais este dia e mais esta oportunidade de estar contigo. Olhando o mundo vejo que lhe fazes falta e por isso hoje quero entregar-te o meu tempo para que possas ir ganhando espaço e fazendo milagres do século XXI.


A Palavra que Deus hoje tem para mim é Lucas 11, 5-13:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se algum de vós tiver um amigo, poderá ter de ir a sua casa à meia-noite, para lhe dizer: ‘Amigo, empresta-me três pães, porque chegou de viagem um dos meus amigos e não tenho nada para lhe dar’. Ele poderá responder lá de dentro: ‘Não me incomodes; a porta está fechada, eu e os meus filhos estamos deitados e não posso levantar-me para te dar os pães’. Eu vos digo: Se ele não se levantar por ser amigo, ao menos, por causa da sua insistência, levantar-se-á para lhe dar tudo aquilo de que precisa. Também vos digo: Pedi e dar-se-vos-á; procurai e encontrareis; batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque quem pede recebe; quem procura encontra e a quem bate à porta, abrir-se-á. Se um de vós for pai e um filho lhe pedir peixe, em vez de peixe dar-lhe-á uma serpente? E se lhe pedir um ovo, dar-lhe-á um escorpião? Se vós, que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que Lho pedem!».


É incrível como a relação de que hoje nos falas na tua palavra é uma relação presente em qualquer vida. Falas-nos de amizade!
Sabemos da nossa experiência o importante que são os nossos amigos e é justamente daí que tu Jesus partes, apontas o bom para explicar o melhor, apontas o amigo para explicar o Pai.
O caminho que é feito durante esta passagem é o caminho até à casa do amigo, são os passos daquele homem que reconhece que sozinho não consegue, que as suas coisas não são suficientes, os passos daquele que se dirige ao outro humildemente dizendo: “eu não tenho, preciso de ti”.
Jesus, tantas vezes fecho-me na minha autossuficiência e deixo de fazer este caminho até à porta do amigo ou porque me parece que afinal de contas eu devia estar preparada com tudo ou porque me sinto inferior por precisar dos outros…
Ajuda-me a reconhecer e formular do que é que preciso, o que é que procuro, em que porta quero entrar.
E parece que já nos dizes “no que é que vai dar”, a quem pede, a quem procura e quem bate à porta Deus dá e se é assim entre amigos “quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo àqueles que lho pedem”.


Senhor obrigada pelos amigos, por aqueles que são também a tua presença no meu dia, aqueles que na sua maneira de viver, de estar e de me cuidar me falam de ti. Ajuda-me a que a vida que partilho com os meus amigos seja também ela vida de Deus nos nossos caminhos de porta em porta.

Os comentários estão encerrados.