“Pedir e Confiar”

Olá Pai, estás aí?
Hoje quero pedir-Te que me ajudes a viver o Teu mandamento de Amor. A viver o Teu mandamento de Amor não como uma simples obrigação, mas como algo que vem de dentro, sendo Teu verdadeiro instrumento. Por isso, hoje peço-Te desculpa por todas as vezes que me revolto porque sinto que me obrigas a Amar toda a gente só porque é suposto, ou só porque é pouco católico não o fazer, e me esqueço que esse é, pelo contrário, o verdadeiro caminho de liberdade que Tu me propões viver. Peço-Te que me ensines a confiar mais nesse caminho.


O Teu mandamento de amor é-nos dado hoje no Evangelho de S. Mateus 7, 7-12
Naquele tempo, disse Jesus aos Seus discípulos: «Pedi e dar-se-vos-á, procurai e encontrareis, batei à porta e abrir-se-vos-á. Porque todo aquele que pede recebe, quem procura encontra e a quem bate à porta abrir-se-á. Qual de vós dará uma pedra a um filho que lhe pede pão, ou uma serpente se lhe pedir peixe? Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o vosso Pai que está nos Céus as dará àqueles que Lhas pedem! Portanto, o que quiserdes que os homens vos façam fazei-lho vós também: esta é a Lei e os Profetas».


Esta leitura, Senhor, não podia ser mais clara: dizes-nos que, em primeiro lugar, nada cai do Céu. Que a imagem de um Deus mágico que faz coisas acontecerem na Terra, sem que façamos nada por elas, é uma premissa errada.
Mas, pelo contrário, se cumprirmos a nossa parte, isto é, se rezarmos (pedirmos/procurarmos/batermos à porta) e confiarmos, Tu, Senhor, dar-nos-ás o que procuramos.
E vais ainda mais longe depois… Falas-nos de duas realidades: nós na relação Contigo e nós nas relações humanas. E é simples, Contigo se pedirmos e confiarmos em Ti, Tu dar-nos-ás o que pedimos e com os Homens: o que quisermos que os homens nos façam teremos que fazer-lhes nós também.
É incrível como de uma forma muito simples nos dizes que nós Homens funcionamos por contágio e que respondemos na medida de Amor que os outros nos dão. Sei que é por isso que me pedes para viver o Teu mandamento de Amor, para que eu possa então esperar dos Homens esse mesmo Amor.
Em que momentos ou assuntos não tenho confiado em Jesus o suficiente para pedir ou procurar respostas n´Ele?
Tenho exigido dos outros Homens exactamente aquilo que lhes dou ou exijo mais do que sou capaz de dar?
Consigo identificar uma ou duas dessas pessoas na minha vida concreta? Quem são?


Jesus, hoje peço que me ajudes a ser fiel ao Teu mandamento de Amor como opção e escolha própria minha e não como mera obrigação.
Peço-Te também que me ajudes a ser mais justa no que espero dos Homens eque seja capaz de não esperar o que eu também não consigo dar.
Obrigada pelas duas pessoas em quem pensei nesta oração e obrigada por dia a dia me ires ensinando a confiar no poder da oração.

Os comentários estão encerrados.