Pelos frutos os conhecereis

Bom dia Jesus.
Hoje sinto em mim uma sede imensa de parar, e de estar quieto e em silêncio diante de Ti. E quero agradecer-Te essa sede, porque é ela que me conduz a Ti. Na pressa dos meus dias, ajuda-me Senhor a não ignorar o que me acontece por dentro, a saber decifrar essas sedes mais profundas e a deixar que elas me conduzam à fonte que as sacia.


O evangelho de hoje é Mt 7, 15-20:
“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Acautelai-vos dos falsos profetas, que andam vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes. Pelos frutos os conhecereis. Poderão colher-se uvas dos espinheiros ou figos dos cardos? Assim, toda a árvore boa dá bons frutos e toda a árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos, nem uma árvore má dar bons frutos. Toda a árvore
que não dá bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Portanto, pelos frutos os conhecereis».


Parece ser que na comunidade cristã primitiva, havia “falsos profetas”, homens que se faziam passar por profetas mas que na verdade queriam apenas vender as suas ideias e defender os seus interesses.
Para a gente mais simples e humilde, era difícil distinguir um verdadeiro de um falso profeta.
A recomendação de Jesus diante desta realidade é ACAUTELAI-VOS! Sejam cautelosos! Estejam atentos! Observem-nos! E observem mais o seu interior do que o seu exterior! Observem mais as suas obras do que as suas palavras! É que eles “andam vestidos de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes”. E, para rematar, acrescenta um critério de verificação infalível: PELOS FRUTOS OS CONHECEREIS.
Esta comparação da árvore e dos seus frutos é muito sábia e fácil de compreender: é que os espinheiros nunca darão uvas, e os cardos nunca darão figos! Toda a árvore boa dá bons frutos e toda a árvore má dá maus frutos.
Jesus, é curioso pensar que hoje estes falsos profetas continuam por aí a vender promessas de felicidade barata, tantas vezes sem fundamento. Cada vez mais me cruzo com pessoas que sentem baralhadas e enganadas, algumas muito desconfiadas, outras completamente doutrinadas por falsos profetas… com uma religião de medos e preceitos quase mágicos.
Com tanta oferta, com tanta publicidade a entrar-nos pela casa adentro, com tanta informação a chegar-nos de tantos lados, precisamos de ser cada vez mais expeditos e capazes de distinguir a voz da ovelha e do lobo… precisamos de treinar a nossa capacidade de discernimento e selecção. Precisamos de saber o que queremos viver e não deixar que nos impingiam outras formas de vida que não queremos viver e que não vêm de ti!


Pelos frutos os conhecereis.
Jesus, Tu és a árvore boa que dá bons frutos. Ajuda-me a contemplar-Te, a escutar-Te e a seguir-Te. Não deixes que me confunda…
Que eu esteja atenta aos frutos, aos meus, aos Teus e aos dos outros, e, sempre, que necessário, corrija a minha rota para me aproximar cada vez mais de TI.

Os comentários estão encerrados.