Perder algo para alcançar algo ainda melhor

“Naaman, comandante dos exércitos do rei arameu da Síria, gozava de grande prestígio e respeito junto do seu rei, porque por meio de Naaman, o Senhor tinha dado a vitória aos exércitos arameus. Era um verdadeiro herói, mas era leproso. (…) Naaman partiu. (…)  Naaman chegou com os seus cavalos e o seu carro e parou à porta da casa de Eliseu. Mas Eliseu mandou-lhe dizer por um mensageiro: «Vai lavar-te sete vezes no rio Jordão e o teu corpo ficará de novo são e limpo.» Naaman retirou-se, despeitado, e disse: «Pensei que ele viria cá fora receber-me, e que pediria ao Senhor, seu Deus, que passaria a mão por cima das zonas infetadas pela lepra, e me curaria! Além disso, não são porventura os rios de Damasco, Abaná e Parpar, melhores do que todos os rios de Israel? Não poderia eu ter ido lavar-me neles e ficar limpo?» E foi-se dali embora muito irritado. Mas os seus oficiais chegaram-se a ele e disseram: «Pai, se o profeta te tivesse mandado fazer uma coisa difícil, não a farias? Então por que não fazes o que ele mandou, se te disse: “Lava-te e ficarás curado”»?”
2 Reis 5, 1.9-13

Para quem não está lembrado, este texto é parte da história de Naaman, um comandante do exército sírio que tinha lepra.

Neste tempo de Quaresma, aquilo que rezava é que temos de perder algo para alcançar algo ainda melhor, por outras palavras mais “quaresmais”, fazer sacrifícios para sermos mais felizes.
Parece difícil de acreditar… Há tantas coisas que nos custam deixar… como na história de Naaman. Quer curar-se, mas o seu orgulho diz-lhe que não faz sentido lavar-se em rios estrangeiros!

São este tipo de coisas que seria bom deixarmos para trás esta Quaresma para logo podermos ganhar algo muito melhor! Deixar para trás o orgulho, a preguiça, a impaciência… cada um saberá o que tem de deixar para poder receber algo muito melhor! Até quem não é cristão sabe que há coisas que tem de deixar: deixar de comer porcarias, deixar de fumar, e isto para ter mais saúde ou mais dinheiro para outras coisas melhores…

E tu que tens fé, o que queres deixar, para ganhar a tua felicidade e daqueles que te rodeiam?

Os comentários estão encerrados.