“Permanecei em Mim, que Eu permaneço em vós”

Senhor, hoje queria agradecer-Te de forma muito especial o Dom da oração… Ajuda-me a privilegiar a escuta e a acolher o convite que me queres fazes hoje através da Tua Palavra.


O evangelho hoje é João 15, 1-8
«Eu sou a videira verdadeira e o Meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que não dá fruto em
Mim e poda o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda… Permanecei em Mim, que Eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em Mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em Mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem Mim, nada podeis fazer. Se alguém não permanece em Mim, é lançado fora, como um ramo, e seca. Esses são apanhados e lançados ao fogo, e ardem. Se permanecerdes em Mim e as Minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e assim vos acontecerá. A glória do Meu Pai é que deis muito fruto e vos comporteis como Meus discípulos.»


Hoje, posso bem experimentar e saborear que há um agricultor que me cuida! Que há Alguém que está atento ao que vivo e que sabe bem o que preciso. Muitas vezes sou eu quem cuido e estou atento às necessidades dos outros, deixando-me ficar para segundo, terceiro ou até para último plano. Raramente cuido de mim, por isso hoje sabia-me bem sentir que há Alguém que também me cuida, com ternura, com mãos de Pai, para que a minha vida vá dando fruto.
Ao mesmo tempo é incrível o número de vezes que, num texto tão pequeno, surge o verbo permanecer. E obviamente não é por acaso! Tenho a experiência forte de permanecer unido a Deus, mas também a experiência de rotura. E todos sabemos onde essas situações nos conduzem: a união do ramo conduz à vida e ao fruto, enquanto a rotura produz a seca que conduz à morte. Jesus alerta-nos para a necessidade de permanecermos unidos a Ele, disso depende a nossa Vida interior, a nossa fidelidade, a consciência de que somos filhos amados, perdoados… disso depende a transcendência dos nossos gestos, o sentido da nossa vida nas adversidades… ou seja, disso depende TUDO.
Este é o principal desafio que Tu, Jesus, nos lanças hoje: permanecer unidos a Ti, cuidando os
espaços e os tempos de oração, mesmo quando o ambiente de verão e férias nos convidem a desinvestir na nossa relação com Ele.
Por fim, Jesus, também nos alerta para a necessidade de podares em nós aquilo que está a mais e
que nos impede de dar um fruto de maior qualidade. Esta é uma realidade que por vezes pode ser dolorosa, mas que tu, o Agricultor, sabes muito necessária.


Ajuda-me, Senhor, a experimentar que me cuidas, a colocar os meios para me manter sempre unido a
Ti e a viver as situações de poda como oportunidades de crescimento e maior fecundidade.

Os comentários estão encerrados.