Permanecei em mim

«Eu sou a videira verdadeira e o meu Pai é o agricultor. Ele corta todo o ramo que não dá fruto em mim e poda o que dá fruto, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais purificados pela palavra que vos tenho anunciado. Permanecei em mim, que Eu permaneço em vós. Tal como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, mas só permanecendo na videira, assim também acontecerá convosco, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanece em mim e Eu nele, esse dá muito fruto, pois, sem mim, nada podeis fazer. Se alguém não permanece em mim, é lançado fora, como um ramo, e seca. Esses são apanhados e lançados ao fogo, e ardem. Se permanecerdes em mim e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e assim vos acontecerá. Nisto se manifesta a glória do meu Pai: em que deis muito fruto e vos comporteis como meus discípulos.» «Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos.”
Jo 15, 1-13

No começo de mais um ano de atividades, com a entrada nas rotinas de retorno ao trabalho e de escola, o convite de Jesus recorda-nos a nossa missão cristã de  crescer, amadurecer continuamente, dar cada vez mais fruto.

Mais do que tudo, todos desejamos chegar ao final da nossa vida e poder dizer: valeu a pena e ver todos os frutos que resultaram da nossa vida. Iria mais longe: todos gostaríamos de viver com a consciência de que da nossa parte fizemos tudo para a nossa vida do dia a dia valer a pena e dar frutos, pois a nossa vida é uma soma de dias.

Nós somos os ramos da videira de Jesus que somos chamados a dar frutos. O nosso Pai Deus, como diligente agricultor cuida de nós, para que a nossa vida dê cada vez mais fruto. Mas, a nossa vitalidade, o nosso sentido de vida, depende da nossa ligação à videira que é Jesus.  Daí igualmente a necessidade fundamental de permanecermos unidos a Jesus e de cuidarmos dos nossos espaços de oração, para discernirmos aquilo a que Deus nos chama.

Deus conta connosco e chama-nos como Bom Pastor nas realidades concretas das nossas vidas. Isto é, o Plano de Deus para cada um de nós vai-se revelando na evolução da nossa vida, nas situações concretas do dia-a-dia, se mantivermos uma relação forte e de proximidade com Ele. Permaneçamos unidos a Ele!

Neste tempo de entrada nas rotinas de um novo ano Jesus, venho pedir-te que nos ajudes a permanecermos unidos a ti, para que as nossas vidas deem fruto e através de nós Tu possas chegar a muitos outros. Dá-nos um coração atento, não só aquilo que Tu chamas a fazer, mas também às necessidades de todos os que nos são próximos.

Os comentários estão encerrados.