«Permanecei no meu amor»

Bom dia Senhor, Amigo, Companheiro de Caminho.
Que bom é poder começar o dia a ouvir-te dizer que me escolheste para teu amigo, que queres fazer parte da minha vida e queres que eu faça parte da tua. Às vezes esqueço-me disto e vou pela vida muita sozinha…


Por isso, soube-me tão bem começar o dia com esta declaração de amor, de amizade, expressa no Evangelho de hoje (Jo 15,9-17):
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Assim como o Pai Me amou, também Eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor. Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja completa. É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros, como Eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos amigos.
Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi a meu Pai. Não fostes vós que Me escolhestes; fui Eu que vos escolhi e destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça. E assim, tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, Ele vo-lo concederá. O que vos mando é que vos ameis uns aos outros».


Senhor quero corresponder a esta tua entrega, quero abrir-te as portas do meu coração, as melhores e as menos luminosas. Quero acreditar que é possível experimentar e viver um amor assim. Quero ser para todos os que me rodeiam a melhor versão de mim mesma, aquela que se deixa tocar e moldar por ti. Vejo que muitas vezes não sou testemunha nem contagio esta alegria que me pedes. A verdade é que esta incapacidade vem de procurar esta alegria naquilo e em quem não me pode dar. Não é a alegria que vem de viver nesta consciência de que sou amada e valorizada pelo que sou, com todas as conquistas, fragilidades e potencialidades.
Dou-me conta que tantas vezes persigo a felicidade, sem perceber o que ela é, por isso vivo em instantes de prazer. Hoje, ao rezar o teu Evangelho percebia que me esqueço com frequência da chave da felicidade: viver e cultivar o Amor. Vejo que a única coisa que pedes é um coração humilde e misericordioso para poder reconhecer a presença do teu amor em mim e transmiti-la aos outros.


Querido Jesus, no dia de hoje quero permanecer no teu amor. Quero guardar o teu mandamento. Quero amar os outros como Tu amas. Quero ser tua amiga. Quero que a tua alegria esteja em mim.
Claro que não consigo nada disto com as minhas forças… Peço portanto que o teu Espírito me acompanhe durante todo este dia, e me guie. Que assim seja.

Os comentários estão encerrados.