“Pés na terra e coração em Deus”

Que bom, Senhor, ter este tempo para te ouvir, hoje que é Domingo. Hoje é o teu dia e convidas-me a ter mais tempo para estar contigo. Ter mais tempo para contigo ouvir a tua Palavra e escutar o seu eco dentro de mim, neste mundo que continua a viver tantos desafios. Que me queres dizer?


Falas-me no final do Evangelho de Mt 28, 16-20
Os Onze discípulos partiram para a Galileia, em direção ao monte que Jesus lhes indicara. Quando O viram, adoraram-n’O; mas alguns ainda duvidaram. Jesus aproximou-Se e disse-lhes: «Todo o poder Me foi dado no Céu e na terra. Ide e ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-as a cumprir tudo o que vos mandei. Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos».


Hoje a Igreja convida-nos a celebrar a tua Ascensão, Jesus. Isto é, que Tu depois da tua Ressurreição, não ficaste com os teus discípulos da mesma forma que eles estavam habituados mas foste estar como Pai. Mas ao mesmo tempo disseste que ficavas connosco. Que me queres dizer, Senhor?
A Ascensão é uma despedida, um adeus? Ou é uma presença diferente?
Na última linha dizes: «Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos». Mas no entanto não estás connosco duma forma fácil de perceber, nem visível, nem tangível. Então?
A Ascensão é descobrir que Tu estás sempre e habituar-me a viver contigo, aqui ao meu lado, dentro de mim, presente naqueles que me falam de ti e naqueles que precisam de ti.
A Ascensão é deixar que Tu me leves contigo para perto do Pai.
A Ascensão é descobrir que me envias para perto daqueles que precisam de ouvir aquilo que Tu nos ensinas e que precisam de descobrir o amor do Pai, o teu amor e o do Espírito Santo com o teu poder.
A Ascensão é viver na minha Galileia de todos os dias com o coração cheio da tua presença e das tuas palavras. Não deixes que só as coisa desta terra encham a minha vida, mas recorda-me que posso viver já aqui e agora com o horizonte seguro de que o meu caminho é construir o teu céu na terra. Porque Tu estás sempre connosco e nos levantas o coração.


Peço-to, Senhor, que esta festa da Ascensão não me passe ao lado. Que hoje, eu possa ascender contigo para que os meus pés pisem os caminhos com a tua presença e com aquilo que Tu ensinas.

Os comentários estão encerrados.