«Pois bem: eu vi e dou testemunho de que este é o Filho de Deus.»

Bom dia Senhor, Jesus, Espírito Santo e Maria.
Hoje, o terceiro dia do ano de 2017, em que alguns de nós começamos a aterrar na realidade diária, pedimos-te Senhor que nos dês a Tua esperança.


A Igreja hoje convida-nos a rezar o Evangelho de João:
No dia seguinte, ao ver Jesus, que se dirigia para ele, exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! É aquele de quem eu disse: ‘Depois de mim vem um homem que me passou à frente, porque existia antes de mim.’ Eu não o conhecia bem; mas foi para Ele se manifestar a Israel que eu vim baptizar com água.» E João testemunhou: «Vi o Espírito que descia do céu como uma pomba e permanecia sobre Ele. E eu não o conhecia, mas quem me enviou a baptizar com água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires descer o Espírito e poisar sobre Ele, é o que baptiza com o Espírito Santo’. Pois bem: eu vi e dou testemunho de que este é o Filho de Deus.»
Jo 1, 29-34


Esta passagem fala-nos de João Batista, que se colocou ao serviço de Deus, depois de ouvir o Seu chamamento. Fala-nos também da espera e do acreditar na vinda de Jesus (o cordeiro de Deus). Seguidamente, dá-se o baptismo de Jesus, o seu primeiro ato em público onde é reconhecido como Filho de Deus.
João Batista foi um homem, normal para a época, mas de fé. Foi alguém que ouvindo o chamamento de Deus, Lhe foi fiel. Foi procurando colocar em prática aquilo que intuía, tendo chegado o momento em que se apercebeu da presença de Jesus, como Filho de Deus.
No percurso de João, apercebo-me de um caminho que pode ser semelhante ao de tantos de nós. Começa por um chamamento, ou uma experiência forte a que não conseguimos ficar indiferentes. Algo nos faz querer sair de nós, dar de graça o que recebemos também de graça, querer responder por amor, colocar-nos em caminho, pôr-nos ao serviço. Por onde andamos nós, neste momento?
Recordemos um dos episódios marcantes na nossa vida onde Deus tenha estado presente. Saboreemos e contemplemos esse momento, na presença do Senhor e deixando-nos guiar por Quem nos ama incondicionalmente.


Que “tijolos” coloco na construção da minha vida? Que esperança me guia? Mantenho-me atento perante os sinais que Deus me vai dando? Que tipo de fé pauta a minha vida?
Pedimos-te Senhor, a Tua sabedoria para viver na esperança que Tu nos convidas a viver…

Os comentários estão encerrados.