“Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”

Bom dia Pai. Quero começar o dia a agradecer tudo aquilo que já ouvi, que já senti e que já vivi. Obrigada porque em cada passo Tu estás comigo e hoje, é também com toda a certeza que digo-Te que quero viver este dia contigo. Peço-te, cada vez mais, que me ajudes a escutar o meu coração, a escutar a tua voz e a distingui-la de tudo o resto.


Evangelho Mt 6, 19-23
“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz. Mas, se os seus olhos forem maus, todo o seu corpo será cheio de trevas. Portanto, se a luz que está dentro de você são trevas, que tremendas trevas são!”


Ao ler o Evangelho de hoje, sinto-me chamada a parar e a olhar o meu coração. Quais são os tesouros que ele guarda? Quais as riquezas que levo comigo? São tesouros da terra ou do céu?
Trata-se sobretudo de saber onde coloco o fundamento da minha existência. Se o coloco nos bens materiais existentes na terra, onde corro o risco de perdê-los, ou se coloco o fundamento em ti que és o meu Deus, e que tornas em muito o que parece pouco e em grande o que parece pequeno.
Na terra, a traça e a ferrugem destroem e os ladrões arrombam e furtam. Mas a confiança em ti, essa ninguém poderá levá-la.
Senhor, como é a minha confiança em Ti? Tenho cada vez mais confiança em Ti e permito que sejas os meus olhos e irradies toda a minha vida ou, pelo contrário, confio nas coisas da terra e tudo ao meu redor são medos de não controlar: espaços escuros, pouco firmes?
Porque “onde estiver o meu tesouro, aí também estará o meu coração”. Ao deixar esta ultima frase ressoar em mim, pergunto-me que tesouro é este. Não é de todo, um bem material, mas sim, momentos, espaços e relações que estiveste comigo e onde pude amar muito. Ajuda-me a recordar esses momentos e a reconhecer que eles podem ser o grande tesouro que tu me dás.


Senhor, obrigada por eu te importar tanto. Ajuda-me ao longo deste dia a perceber onde está realmente o meu coração e a fazer dele o teu espaço, o teu cantinho. Que eu saiba acolher-Te pois só Tu permites que os meus olhos sejam bons e o meu corpo cheio de luz e que assim, possa iluminar a muitos.

Os comentários estão encerrados.