«Ponho hoje diante de ti a vida e a felicidade, a morte e a infelicidade»

“Moisés falou ao povo, dizendo: «Ponho hoje diante de ti a vida e a felicidade, a morte e a infelicidade. Se cumprires os mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te proponho — amando o Senhor, teu Deus, seguindo os seus caminhos e observando a sua lei, os seus mandamentos e preceitos— viverás e multiplicar-te-ás e o Senhor, teu Deus, te abençoará na terra de que vais tomar posse. Mas se o teu coração se desviar e não quiseres ouvir, se te deixares seduzir para adorar e servir outros deuses, declaro-te hoje que hás de perecer e não prolongarás os teus dias na terra em que vais entrar para dela tomar posse depois de passares o Jordão. Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós: proponho-vos a vida e a morte, a bênção e a maldição. Portanto, escolhe a vida, para que vivas tu e a tua descendência, amando o Senhor, teu Deus, escutando a sua voz e aderindo a Ele. Disto depende a tua vida e a longa permanência na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacob.”
Livro de Deuteronómio 30,15-20.


Dificilmente acreditamos que a vida “correr-nos bem” depende de nos “portarmos bem”. Coisas boas acontecem a pessoas que fazem mal a outras e coisas más acontecem a quem nunca fez outra coisa senão bem.

Penso que podemos tirar outro sumo desta leitura. Que longa vida será esta que nos é prometida? Que bênçãos serão estas?

A julgar pela forma como Jesus viveu, uma vida vivida amando é uma vida cheia, mesmo se não longa (será que parece maior?). Aparentemente, temos uma palavra a dizer em relação ao assunto.

Os comentários estão encerrados.