«Porque não julgais por vós mesmos o que é justo?»

Olá, Senhor! Agradeço este tempo de partilha e oração, que me ajuda a parar a acolher a tua palavra, e a possibilidade de dar testemunho desta relação de cumplicidade que nos envolve.


Esta nossa relação é alimentada hoje, através da leitura do Evangelho do teu amigo Lucas (12,54-59):
Naquele tempo, dizia Jesus à multidão: «Quando vedes levantar-se uma nuvem no poente, logo dizeis: ‘Vem chuva’; e assim acontece. E quando sopra o vento sul, dizeis: ‘Vai fazer muito calor’; e assim sucede. Hipócritas, se sabeis discernir o aspecto da terra e do céu, porque não sabeis discernir o tempo presente? Porque não julgais por vós mesmos o que é justo?». E acrescentou: «Quando fores com o teu adversário ao magistrado, esforça-te por te entenderes com ele no caminho, para que ele não te arraste ao juiz e o juiz te entregue ao oficial de justiça e o oficial de justiça te meta na prisão. Eu te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares o último centavo».


Obrigado Senhor porque nesta leitura me desafias a estar atento ao que me rodeia, a reconhecer o quanto a tua presença e a tua palavra em nós nos pode ajudar a perceber e entender os sinais que no dia a dia vamos vivendo. Nestes minutos contigo quero parar, olhar os sinais presentes, revisitar sinais antigos, pedir luz para este tempo em que tenho momentos de escuridão.
Sinto que também nos alertas para a necessidade de saber interpretar as nossas vivências,(o que fiz?) (como posso perceber o que fizeste em mim?), entender e voltar a momentos onde experimentei maior alegria ou maior tormenta (permanecer aí), procurar e pedir ajuda na reconciliação e na tolerância perante o outro, perante os desafios e as solicitações imensas que nos vão aparecendo a toda a hora no nosso quotidiano.
Que nos ajudes também Senhor a ter a capacidade e o discernimento de não perder o sentido do agradecimento, agradecer na confiança (tento ser agradecido?) (valorizo o que tenho?), também o sentido de justiça, (sou justo com os outros?), (como lido com as Injustiças?).
Que possamos ser muito empenhados e assertivos nas decisões e opções que vamos tomando; são muitas e impor antes… Que nos ajudes a reacender o dom da entrega e do reconhecimento que há em nós, para que saibamos viver o essencial na construção do teu Reino.


Obrigado, Senhor, pela tua presença nas nossas vidas, por me fazeres sentir filho muito amado, pois esta filiação ajuda-me a ver e a viver a dimensão do teu amor por todos. Obrigado!

Os comentários estão encerrados.