“Porque nos tiraste do Egipto?”

Naqueles dias, o povo israelita, atormentado pela sede, começou a altercar com Moisés, dizendo: «Porque nos tiraste do Egipto? Para nos deixares morrer à sede, a nós, aos nossos filhos e aos nossos rebanhos?» Então Moisés clamou ao Senhor, dizendo: «Que hei de fazer a este povo? Pouco falta para me apedrejarem». O Senhor respondeu a Moisés: «Passa para a frente do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel. Toma na mão a vara com que fustigaste
o rio e põe te a caminho. Eu estarei diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb. Baterás no rochedo e dele sairá água; então o povo poderá beber». Moisés assim fez à vista dos anciãos de Israel. E chamou àquele lugar Massa e Meriba, por causa da altercação dos filhos de Israel e por terem tentado o Senhor, ao dizerem: «O Senhor está ou não no meio de nós?» 
Ex 17,3-7
1) Porque nos tiraste do Egipto?
As vezes e uma tentacao tão grande olhar para trás, para o caminho percorrido, para as dificuldades vividas, para as nossas frustrações e virarmo-nos contra Deus. Perguntar-Lhe porque nos tirou das nossas casas, das nossas seguranças, porque nos levou a arriscar numa vida a dois, ou numa profissão, num investimento. Ficamos com raiva, quase o apedrejamos em pensamentos. Vai-se embora a confiança, foge-nos o chão, tornámo-nos nos o único chão e sabemos que isso não chega, e demasiado pequeno. Não faz sentido, pensamos nos, revisitamos momentos na nossa vida em que temos a certeza que Deus nos falou, tentamos sentir novamente a certeza da sua presença, mas ficou la longe… porque nos tiraste do Egipto?
Estas ou não estas no meio de nos?
2) Põe-te a caminho. Eu estarei diante de ti.
As vezes as respostas não são tão obvias como queríamos que elas fossem. Temos de ser criativos, olhar a nossa volta e ver por onde o Senhor nos fala. Ouvir os que caminham ao nosso lado e também procuram respostas mais fundas. Uma unica realidade e certa. Deus não falha. Não falhou com a humanidade em nenhum momento da bíblia ou da historia, não falhara connosco. Podemos ler vidas de santos ou olhar para vidas de pessoas simples bem ao nosso lado. E preciso saber olhar, e preciso saber ousar descobrir respostas onde não as procuramos. E preciso procurar respostas com um olhar diferente do olhar a que esta acostumado a nossa sociedade. Há quem lhe chame o olhar do coracao. Ou um olhar mais fundo que e muito maior que os valores pequenos da nossa sociedade. Saber que a nossa riqueza esta em cada oportunidade que temos para amar. E Deus esta ai. E nos convida a sermos mensageiros do seu amor apesar de ainda termos pequena visão e nao alcancarmos todas as respostas.
Ainda… porque sabemos que nao sera sempre assim.

Os comentários estão encerrados.