Porque Tu o dizes… Lançarei as redes!

“Encontrando-Se junto do lago de Genesaré, e comprimindo-se à volta d´Ele a multidão para escutar a palavra de Deus, Jesus viu dois barcos que se encontravam junto do lago. Os pescadores tinham descido deles e lavavam as redes. Entrou num dos barcos, que era de Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra e, sentando-Se, dali Se pôs a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca.» Simão respondeu: «Mestre, trabalhámos durante toda a noite e nada apanhámos; mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes.» Assim fizeram e apanharam uma grande quantidade de peixe. As redes estavam a romper-se, e eles fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os viessem ajudar. Vieram e encheram os dois barcos, a ponto de se irem afundando. Ao ver isto, Simão caiu aos pés de Jesus, dizendo: «Afasta-Te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.» Ele e todos os que com ele estavam encheram-se de espanto por causa da pesca que tinham feito; o mesmo acontecera a Tiago e a João, filhos de Zebedeu e companheiros de Simão.
Jesus disse a Simão: «Não tenhas receio; de futuro, serás pescador de homens.» E, depois de terem reconduzido os barcos para terra, deixaram tudo e seguiram Jesus.”

Lc 5,1-11


Porque Tu o dizes… Lançarei as redes!
Nos dias de hoje a auto-suficiência é sinal de independência e autonomia. Somos estimulados a ter ideias próprias, a lutar com o nosso esforço para atingir os nossos objectivos, a tomar decisões sem nos deixarmos influenciar. Mas será que esta busca de autonomia não nos deixa tantas vezes isolados na nossa ilha?… Sem oportunidade de reconhecer as nossas limitações e a valorizar o valor do outro na nossa caminhada?!

Simão após uma noite de trabalho e cansaço, exausto e desanimado por não ter conseguido pescar nada… Lavava as suas redes! Desistia da sua luta! Neste cenário Jesus aproxima-se e pede para usar um dos seus barcos para ensinar a multidão. Naquele instante algo se transformava… O barco de Simão deixava de ser o inútil que não pescava nada, e estava a ser usado como rede para pescar a multidão! No entanto, Jesus queria que Simão também tivesse uma boa pesca. E lança p desafio: faz-te ao largo… Lançai as redes para a pesca!

Quantas vezes, também já temos as nossas redes recolhidas, após um dia em que parece que todo o nosso esforço foi em vão! Como aceitamos os novos desafios quando as nossas limitações são evidentes? Recusamos qualquer influência que nos venha desinstalar!? Ou damos espaço à confiança no outro, deixamos crescer a esperança é damos uma chance ao impossível!?

Porque Tu o dizes Senhor… Lançarei as redes!
Porque Tu o dizes Senhor… E em ti confio… Lançarei as redes!
Porque Tu o dizes Senhor… E as tuas palavras são de vida eterna… Lançarei as redes!
Porque Tu o dizes Senhor… E és a razão da minha esperança… Lançarei as redes!

Senhor ajuda-nos a estarmos mais atentos á Tua presença, quando desanimamos e nos sentimos inúteis… A escutar a Tua voz que renova todas as coisas… A fazermo-nos ao largo contigo… E porque Tu o dizes lançarei as redes… E com alegria reconhecer a abundância que trazes às nossas vidas!

Estamos juntos em oração!

Os comentários estão encerrados.