Porque Tu o dizes, lançarei as redes!

Encontrando-se junto do lago de Genesaré, e comprimindo-se à volta dele a multidão para escutar a palavra de Deus, Jesus viu dois barcos que se encontravam junto do lago. Os pescadores tinham descido deles e lavavam as redes. Entrou num dos barcos, que era de Simão, pediu-lhe que se afastasse um pouco da terra e, sentando-se, dali se pôs a ensinar a multidão. Quando acabou de falar, disse a Simão: «Faz-te ao largo; e vós, lançai as redes para a pesca.» Simão respondeu: «Mestre, trabalhámos durante toda a noite e nada apanhámos; mas, porque Tu o dizes, lançarei as redes.» Assim fizeram e apanharam uma grande quantidade de peixe. As redes estavam a romper-se, e eles fizeram sinal aos companheiros que estavam no outro barco, para que os viessem ajudar. Vieram e encheram os dois barcos, a ponto de se irem afundando. Ao ver isto, Simão caiu aos pés de Jesus, dizendo: «Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador.» Ele e todos os que com ele estavam encheram-se de espanto por causa da pesca que tinham feito; o mesmo acontecera a Tiago e a João, filhos de Zebedeu e companheiros de Simão.
Jesus disse a Simão: «Não tenhas receio; de futuro, serás pescador de homens.» E, depois de terem reconduzido os barcos para terra, deixaram tudo e seguiram Jesus.

Lc 5, 1-11

Porque Tu o dizes…, lançarei as redes!
Nos dias de hoje o individualismo é sinal de independência e autonomia. Somos estimulados a ter ideias próprias a lutar com o nosso esforço para atingir os nossos objectivos a tomar decisões sem nos deixarmos influenciar. Mas será que esta busca de autonomia não nos deixa tantas vezes isolados na nossa ilha… sem oportunidade de reconhecer as nossas limitações e a valorizar o valor do outro na nossa caminhada!?
Simão após uma noite de trabalho e cansaço, exausto e desanimado por não ter conseguido apanhado nada…  lavava as suas redes! Neste cenário Jesus aproxima-se e pede para usar um dos seus barcos para ensinar a multidão. Naquele instante algo se transformava… o barco de Simão deixava de ser o inútil que não pescava nada,  e estava a ser usado como rede para pescar a multidão. No entanto Jesus queria que Simão também tivesse uma boa pesca. E lança o desafio: faz- te ao largo… lançai as redes para a pesca!
Quantas vezes, também já temos as nossas redes recolhidas, após um dia em que parece que todo o nosso esforço foi em vão! Como aceitamos os novos desafios quando as nossas limitações são evidentes?  Recusamos qualquer influencia que nos venha desinstalar!? Ou damos espaço à confiança no outro, uma chance ao impossível!?
Porque Tu o dizes Senhor… lançarei as redes!
Porque Tu o dizes Senhor… e em ti confio… lançarei as redes!
Porque Tu o dizes Senhor…  e as tuas palavras são de vida eterna… lançarei as redes!
Senhor ajuda-nos a estarmos mais atentos à tua presença, quando desanimamos e nos sentimos inúteis…  a escutar a Tua Voz  que renova todas as coisas… a fazermo-nos ao largo contigo… e porque tu o dizes, a lançar de novo as redes…  e com alegria reconhecer a abundância que trazes às nossas vidas!!
Estamos juntos em oração!

 

Os comentários estão encerrados.