Praticai tudo o que aprendeste

“Finalmente, irmãos, ocupai-vos com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro, amável, honroso, virtuoso, ou que de algum modo mereça louvor. Praticai tudo o que aprendestes e recebestes como herança, o que ouvistes e observastes de mim. Então, o Deus da paz estará convosco.”
Fl 4, 8-9


Todos queremos paz. Na nossa casa, na família, no trabalho, entre amigos ou vizinhos, no mundo. Todos queremos sentir a leveza e a felicidade de uma vida sem atribulações, uma vida fluída. O primeiro ponto é que a paz começa em nós. E começa nas mais pequenas e mundanas “coisas”. Na nossa rotina, nas mesmas pessoas de cada dia. De aparência insignificante, uma pequena atitude de bondade pode ter consequências de grande impacto. Várias vezes, não imediatas. Por isso, só um coração sensível a esta palavra do Senhor pode concretizar atos de bondade que façam a diferença. O segundo ponto é que já temos as pistas necessárias para ser mais verdadeiros, justos e virtuosos. A Palavra de Deus fala-nos, ao coração e à mente, e nesta citação da Carta aos Filipenses de uma forma direta dá-nos o caminho para responder ao “Como? Como poderei ser mais?”. Ajuda-me procurar citações que me revelam a atitude de Jesus perante a Vida. Finalmente, o terceiro ponto é que tivemos o melhor exemplo para viver esta nova vida de virtude e paz: o próprio Jesus. E como se não bastasse, por causa das nossas dúvidas quanto à humanidade de Jesus, vieram homens e mulheres, S. Paulo neste caso, que imitaram Jesus e mostraram que é possível viver uma vida mais verdadeira como “comuns mortais”. Não pretendo ser espectacular nas minhas ações Senhor. Não penso que seja assim. O que quero é viver a vida com sentido, com o teu sentido de Amor.

Desperta em nós Senhor, continuamente, esta curiosidade de aprender com Jesus e todos aqueles que foram cativados por Ele. Não deixes que fiquemos por terra quando cairmos neste caminho de tentativa-erro mas antes, levanta-nos e dá-nos a tua força e a tua perspectiva para continuar a ser como Tu, nas mais pequenas coisas do quotidiano.

Os comentários estão encerrados.