”Preparai o caminho do Senhor”,

Consolai, consolai o meu povo, é o vosso Deus quem o diz.   Falai ao coração de Jerusalém e gritai-lhe: «Terminou a vossa servidão, estão perdoados os vossos crimes, pois já recebeu da mão do Senhor o dobro do castigo por todos os seus pecados.» Uma voz grita: «Preparai no deserto o caminho do Senhor, aplanai na estepe uma estrada para o nosso Deus. Todo o vale seja levantado, e todas as colinas e montanhas sejam abaixadas, todos os cumes sejam aplanados, e todos os terrenos escarpados sejam nivelados!» Então a glória do Senhor manifestar-se-á, e toda a gente a há-de ver ao mesmo tempo. É o Senhor quem o declara. Diz uma voz: «Proclama!» Respondo: «Que hei-de proclamar?» «Proclama que toda a gente é como a erva e toda a sua beleza como a flor dos campos! A erva seca e a flor murcha, quando o sopro do Senhor passa sobre elas. Verdadeiramente o povo é semelhante à erva. A erva seca e a flor murcha, mas a palavra do nosso Deus permanece eternamente.» Sobe a um alto monte, arauto de Sião. Grita com voz forte, arauto de Jerusalém; levanta a voz, sem receio, e diz às cidades de Judá: «Aí está o vosso Deus! Olhai, o Senhor Deus vem com a força do seu braço dominador; olhai, vem com o preço da sua vitória, e com a recompensa antecipada.   É como um pastor que apascenta o rebanho, reúne-o com o cajado na mão, leva os cordeiros ao colo e faz repousar as ovelhas que têm crias.» Quem mediu as águas do mar com a sua mão e quem mediu o céu a palmo, ou o pó da terra com o alqueire? Quem pesou as montanhas na báscula e as colinas na balança? Quem mediu o espírito do Senhor? Quem lhe mostrou o seu projecto? De quem recebeu Ele conselho para julgar, para lhe indicar o caminho certo? Quem lhe ensinou a ciência e lhe sugeriu o caminho da prudência? As nações são como uma gota de água num balde, como um grão de poeira no prato de uma balança; e as ilhas não pesam mais do que o pó mais fino. As florestas do Líbano não chegam para a lenha, nem os seus animais para os holocaustos. Diante dele, todos os povos são como se não existissem; para Ele contam menos que nada. A quem, pois, ireis comparar Deus? Com que imagem o podeis confrontar? Um ídolo, é um artista que o modela, o ourives reveste-o de ouro e junta-lhe alguns retoques de prata.   Quem tem pouco para oferecer escolhe uma madeira que não apodreça, procura um artista hábil, para lhe fazer um ídolo duradouro. Porventura não o sabíeis nem aprendestes? Não vo-lo disseram de antemão? Não chegou ao vosso conhecimento como se fundou a terra? Ele está sentado sobre a cúpula da terra; os seus habitantes são como gafanhotos. Foi Ele quem estendeu os céus como um toldo e os desdobrou como uma tenda para habitar. Ele reduz a nada os poderosos, e converte em nada os governantes. Logo que estejam plantados ou semeados, mal tenham criado raízes na terra, sopra sobre eles e secam imediatamente; e depois são levados como palha por um vendaval. «A quem, pois, me comparareis, que seja igual a mim?» – pergunta o Deus Santo. Levantai os olhos ao céu e vede! Quem criou todos estes astros? Aquele que os conta e os faz marchar como um exército. A todos Ele chama pelos seus nomes. É tão grande o seu poder e tão robusta a sua força, nem um só falta à chamada. Porque andas falando, Jacob, e murmurando, Israel: «O Senhor não compreende o meu destino, o meu Deus ignora a minha causa!» Porventura não sabes? Será que não ouviste? O Senhor é um Deus eterno, que criou os confins da terra. Não se cansa nem perde as forças. Ele dá forças ao cansado e enche de vigor o fraco. Até os adolescentes se cansam e se fatigam, e os jovens tropeçam e vacilam. Mas aqueles que confiam no Senhor renovam as suas forças. Têm asas como a águia, correm sem se cansar, marcham sem desfalecer.
Isaías 40, 1-31
 

 

 

 
Enquanto procurava uma passagem com a citação ”Preparai o caminho do Senhor”, que tem andado no meu Espírito, encontrei esta de Isaías que me interpelou e não consegui sequer limitá-la e escolher apenas alguns versículos.
 
Descobri uma vez mais que é preciso preparar porque o Senhor é tão bom e de tal maneira nos sacia (ou seja enche de Esperança, de Paz, de Sabedoria e Alegria…) que os nossos corações e espíritos não estão predispostos a tanto … não O conseguimos ouvir, nem reconhecer ou sentir! Há um caminho interior a fazer, primeiro de silêncio para nos ouvirmos a nós próprios, para nos reencontrarmos e percebermos os nossos desejos e sonhos mais íntimos e verdadeiros e depois, então, dispormo-nos a descobrir este Deus que já vive em nós, que nos espera, que sonha connosco que nos quer cuidar (apascentar) e levar ao colo. 
 
Conscientes desta certeza e desta permanência de Deus em nós, tantas questões externas, preocupações, medos, ambições, dúvidas se tornam mais claras, são relativizadas, assumem outros lugares na nossa vida porque “O Senhor é um Deus eterno, que criou os confins da terra. Não se cansa nem perde as forças. Ele dá forças ao cansado e enche de vigor o fraco.”
 
O Deus que hoje quer nascer em nós, fazer-se ouvir, ser o nosso pastor, está para além da nossa imaginação e de qualquer imagem que façamos Dele e é por isso que temos de continuar este caminho de preparação para depois em noites (que podem ser dias, tardes, manhãs … ) como esta consigamos chegar mais próximo deste milagre e deste Amor!

Os comentários estão encerrados.