Procuremos guiar a nossa vida segundo a vontade de Deus

“O tetrarca Herodes ouviu dizer tudo o que se passava; e andava perplexo, pois alguns diziam que João ressuscitara dos mortos; outros, que Elias aparecera, e outros, que um dos antigos profetas ressuscitara. Herodes disse: «A João mandei-o eu decapitar, mas quem é este de quem oiço dizer semelhantes coisas?» E procurava vê-lo.”
Lc 9, 7-9
 
 
Há duas coisas que deixam Herodes perplexo: os milagres que Jesus realizava e a identificação de Jesus com João Baptista. 
Os milagres de Jesus indicam que o Reino de Deus está no meio dos homens. 
E Jesus é identificado com João Baptista porque este tinha mantido a mesma orientação do Baptista. Nesta perspectiva João aparece como o profeta enigmático (escatológico) de Deus que, momentaneamente derrotado por Herodes, volta outra vez para, sob a figura de Jesus, levar ao termo a sua obra. 
 
Jesus é aquele que satisfaz as antigas promessas feitas pelos profetas. A diferença entre Jesus e os profetas e também com João Baptista é que e, aqui reside a novidade, enquanto os profetas faziam súplicas a Deus e esperavam que os milagres se realizassem, Cristo fala directamente com o Pai e Ele realiza directamente o milagre.
Não nos deixemos iludir com as paixões deste mundo, mas procuremos guiar a nossa vida segundo a vontade de Deus, de maneira que o mundo vendo as nossas boas não fique perplexo, como Herodes, mas glorifique a Deus e estime a sua Igreja.

Os comentários estão encerrados.