Procuro servir ou ser servida?

Senhor, tantas vezes olho e não vejo ou só vejo o que me parece que quero ver. Por isso hoje ajuda-me a olhar e ver a realidade com olhos de ver. Ajuda-me a ouvir e escutar com atenção tudo aquilo que me rodeia sem filtrar de acordo com os meus preconceitos.


E hoje convidas-me a escutar-te a fundo em Mt 20, 17-28
Naquele tempo, enquanto Jesus subia para Jerusalém, chamou à parte os Doze e durante o caminho disse-lhes: «Vamos subir a Jerusalém e o Filho do homem vai ser entregue aos príncipes dos sacerdotes e aos escribas, que O condenarão à morte e O entregarão aos gentios, para ser por eles escarnecido, açoitado e crucificado. Mas ao terceiro dia Ele ressuscitará». Então a mãe dos filhos de Zebedeu aproximou-se de Jesus com os filhos e prostrou-se para Lhe fazer um pedido. Jesus perguntou-lhe: «Que queres?» Ela disse-Lhe: «Ordena que estes meus dois filhos se sentem no teu reino um à tua direita e outro à tua esquerda». Jesus respondeu: «Não sabeis o que estais a pedir. Podeis beber o cálice que Eu hei-de beber?» Eles disseram: «Podemos». Então Jesus declarou-lhes: «Haveis de beber do meu cálice. Mas sentar-se à minha direita e à minha esquerda não pertence a Mim concedê-lo; é para aqueles a quem meu Pai o designou». Os outros dez, que tinham escutado, indignaram-se com os dois irmãos. Mas Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós. Quem entre vós quiser tornar-se grande seja vosso servo e quem entre vós quiser ser o primeiro seja vosso escravo. Será como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção dos homens».


Esta leitura, Jesus, é emocionalmente exigente. Começas com o anuncio da tua paixão, morte e ressurreição que já me deixa arrumada. Depois a mãe dos filhos de Zebedeu parece ignorar totalmente o que Te está a acontecer e pede o que não tem nada a ver com o que Tu propões para quem Te segue. E para rematar os Teus próprios discípulos ficam indignados com os outros porque no fundo também querem ser os primeiros.
E eu no meio de tudo isto onde estou?
Oiço as Tuas palavras que falam de que a vida também tem caminhos difíceis e duros, mas onde Deus nos acompanha e ressuscita se deixamos que Ele seja forte em nós? Ou ignoro as Tuas palavras no meio das dificuldades?
Será que como a mãe daqueles homens só te peço o que me faz ficar bem? Ter prestigio? Ser vista e reconhecida pelos outros? Será que a minha relação conTigo é essencialmente só para proveito próprio? Ou será que escuto as Tuas palavras para aprender a viver como Tu para os outros?


Jesus, ajuda-me a viver ao Teu estilo: “Quem entre vós quiser tornar-se grande seja vosso servo e quem entre vós quiser ser o primeiro seja vosso escravo.” Que como Tu eu aprenda a servir e dar a vida por aqueles que me confias.

Os comentários estão encerrados.