“Ainda não têm fé?”

“Eles … levaram Jesus no barco em que estava .  Nisto, formou-se um grande temporal e as ondas eram tão altas que enchiam o barco de água. Jesus estava a dormir parte de trás do barco… Os discípulos acordaram-no e disseram-lhe: “Mestre, não vês que estamos perdidos?” Ele levantou-se e disse ao vento e às ondas: “ Parem! Acalmem-se!” E o vento parou e as ondas acalmaram-se. Jesus disse então aos discípulos: “Porque é que têm medo? Ainda não têm fé?” 
Mc 4, 35-40
Esta Palavra de Deus é uma catequese, por isso, usa elementos com carga simbólica: o mar, o barco, a tempestade, a noite e o sono de Jesus.
O mar representa um ambiente hostil, adverso, que o homem não conseguia controlar.
A Tempestade representa as dificuldades e as crises que encontramos na nossa vida.
 O barco é a nossa vida. Jesus vai no barco mas quem conduz o barco são os discípulos, pois a eles é confiada a missão de conduzir a sua vida.
Jesus “ dorme”- refere-se à sua aparente ausência ao longo da viagem que discípulos fazem.
Muitas vezes ocupados a conduzir a nossa vida, temos a sensação de que estamos sós, e que Jesus não está connosco a enfrentar as dificuldades.
Jesus acalmou o mar e o vento. Aparece -nos como Aquele que nos acompanha e cuida de nós no meio das dificuldades.
Aumenta-nos a fé, Senhor, para saber descobrir a tua presença, amiga e reconfortante, ao meu lado, nos momentos de crise, de receio, de dificuldades.
Ajuda-nos a saber viver em diálogo e em comunhão contigo, Jesus!

Os comentários estão encerrados.