“Foi a ti que Eu escolhi e não te rejeitarei.”

“Quanto a ti, Israel, meu servo, Jacob, meu eleito, linhagem de Abraão, meu amigo, fui buscar-te aos confins da terra, chamei-te das regiões remotas. Eu disse-te: Tu é que és o meu servo. Foi a ti que Eu escolhi e não te rejeitarei. Nada temas, porque Eu estou contigo; não te angusties, porque Eu sou o teu Deus. Eu fortaleço-te e auxilio-te; e amparo-te com a minha mão direita e vitoriosa. Olha: serão confundidos e derrotados os que se enfurecem contra ti; serão aniquilados e destruídos os que lutam contra ti. Buscarás, mas não encontrarás os que lutam contra ti. Serão destruídos e reduzidos a nada os que te combatem. Porque Eu, o Senhor, teu Deus, tomo-te pela mão, e digo-te: ‘Não tenhas medo, Eu mesmo te ajudarei! ’Não tenhas medo, pobre vermezinho de Jacob, mísero insecto de Israel. Eu próprio te ajudarei – oráculo do Senhor. O teu redentor é o Santo de Israel. Farei de ti uma grade aguçada, nova e armada de dentes; trilharás as montanhas e as triturarás. Reduzirás a palha as colinas. Tu as joeirarás e levá-las-á o vento, e o vendaval as espalhará. Exultarás, então, no Senhor, gloriar-te-ás no Santo de Israel.”
Is 41, 8-16

Queridos irmãos, lendo estes versículos do cap.41 do livro de Isaías percebemos que o profeta encoraja os Israelitas exilados na Babilónia, que apesar da sua insignificância, um grupo de exilados em terra estrangeira, serão um foco de irradiação salvífica, de mediação universal entre as grandes potências humanas.

Apesar da escravidão, longe da pátria e do tempo e sem autonomia política nem religiosa, terão de acreditar, saber-se instrumentos humanos do verdadeiro artífice da história, do único Deus dos povos, de Javé. Nele e só nele voltarão a encontrar a sua razão de ser e de existir, por isso diz Deus pela boca do profeta: “não temas, Eu estou contigo”, porque “Eu te escolhi… Eu tomei posse de ti… Eu te chamei”. O profeta quer que recordem a constante agir divino ao longo da sua vida como povo da sua propriedade, desde Abaão até ao presente.

Este apelo de encorajamento é dirigido a todos os homens de todos os tempos que perdem facilmente a esperança quando as dificuldades da vida batem a sua porta. Não podemos nunca perder a esperança, devemos sim confiar em Deus que sempre conduziu a nossa vida.

Os comentários estão encerrados.