“Os últimos serão os primeiros”

“Ao entardecer, o dono da vinha disse ao capataz: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando pelos últimos até aos primeiros. Vieram os das cinco da tarde e receberam um denário cada um. Vieram, por seu turno, os primeiros e julgaram que iam receber mais, mas receberam, também eles, um denário cada um. Depois de o terem recebido, começaram a murmurar contra o proprietário, dizendo: ‘Estes últimos só trabalharam uma hora e deste-lhes a mesma paga que a nós, que suportámos o cansaço do dia e o seu calor.’ O proprietário respondeu a um deles: ‘Em nada te prejudico, meu amigo. Não foi um denário que nós ajustámos? Leva, então, o que te é devido e segue o teu caminho, pois eu quero dar a este último tanto como a ti. Ou não me será permitido dispor dos meus bens como eu entender? Será que tens inveja por eu ser bom?’ Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos. Porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.»
Mt 20, 8-16


Olá Pai,

Esta semana tem sido muito cansativa, por tantas horas de trabalho sem estar a ver recompensa… É por vezes tão frustrante…. é difícil ver quando vai todo este meu trabalho árduo dar frutos… há dias em que é difícil ter fé… há dias em que é difícil compreender porque tenho de ser a última a receber… mas hoje esta leitura ajudou-me a reavivar a importância da paciência… do esperar… do trabalho…  como me ajustar à confiança de que serei recompensada?! como acreditar que tudo um dia fará sentido?! e que a justiça está a ser feita muito embora não seja visível?!

Ajuda-me, Pai a ter forças, a ter animo para ir trabalhar… ajuda tantos pais de famílias inteiras com situação precárias de trabalho… ajuda tantas situações de desemprego eminente, de salários em atraso, de promessas por cumprir… ajuda-nos a todos a ter força e coragem para acreditar que sendo hoje o último amanhã pode ser ser o primeiro, e de que optimismo atrai coisas boas e de que o negativismo atrai situações injustas…

Obrigada pelo Teu apoio…

E tu, como te sentes hoje?! chamado? escolhido? injustificado? deprimido? porquê?!
Procura trabalhar hoje a fé e o optimismo!

Os comentários estão encerrados.