«Qual dos dois fez a vontade ao pai?»

Olá, querido Pai!
Obrigada pelo dom da vida, da fé e da oração.
Ensina-nos a orar para que queiramos, de fundo e de verdade, viver a tua vontade.
Ámen.


Hoje, Senhor, a Tua Palavra chega até nós através de Mt 21, 28-32:
«Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, disse-lhe: ‘Filho, vai hoje trabalhar na vinha.’ Mas ele respondeu: ‘Não quero.’ Mais tarde, porém, arrependeu-se e foi. Dirigindo-se ao segundo, falou-lhe do mesmo modo e ele respondeu: ‘Vou sim, senhor.’ Mas não foi. Qual dos dois fez a vontade ao pai?» Responderam eles: «O primeiro.» Jesus disse-lhes: «Em verdade vos digo: Os cobradores de impostos e as meretrizes vão preceder-vos no Reino de Deus. João veio até vós, ensinando-vos o caminho da justiça, e não acreditastes nele; mas os cobradores de impostos e as meretrizes acreditaram nele. E vós, nem depois de verdes isto, vos arrependestes para acreditar nele.»


Olho para estes dois filhos, Senhor, e pergunto-te: que filho sou eu? E que filho quero ser?
Quero ser aquele filho que deseja, de verdade, viver a tua vontade, viver o teu Reino, e que sabe que isso se faz a partir de dentro e não do exterior.
Quero ser aquele filho que sabe que o importante é saber a quem responde, quem o motiva, qual o fundamento das suas opções e decisões.
Aquele filho que quer ser filho. E, por isso, responder unicamente ao Pai. Não à ideia que tenha de Deus. Não ao que os outros pensam. Não a uma imagem que tenha de si mesmo. Não por arrasto do que todos os outros vivem. Não ao viver sem complicações. Não aos resultados, à eficiência e eficácia (que deposita nas tuas mãos).
Aquele filho que acredita e confia e, por isso, pode viver desde já o teu reino de Amor.


Querido Pai,
Obrigada pelo convite a ir até ao mais fundo de mim mesma, às minhas intenções mais profundas, ao meu verdadeiro mundo interior. Obrigada pela motivação a não ficar no superficial, no engano, na incoerência. Obrigada por não desistires de mim e de insistir na potencialidade que tenho de viver o Teu Reino hoje, aqui e agora.
Ámen.

Os comentários estão encerrados.