Qual o convite que Jesus me faz hoje?

“No dia seguinte, João encontrava-se de novo ali com dois dos seus discípulos. 36*Então, pondo o olhar em Jesus, que passava, disse: «Eis o Cordeiro de Deus!» Ouvindo-o falar desta maneira, os dois discípulos seguiram Jesus. Jesus voltou-se e, notando que eles o seguiam, perguntou-lhes: «Que pretendeis?» Eles disseram-lhe: «Rabi – que quer dizer Mestre – onde moras?» Ele respondeu-lhes: «Vinde e vereis.» Foram, pois, e viram onde morava e ficaram com Ele nesse dia. Eram as quatro da tarde. André, o irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João e seguiram Jesus. Encontrou primeiro o seu irmão Simão, e disse-lhe: «Encontrámos o Messias!» – que quer dizer Cristo. E levou-o até Jesus. Fixando nele o olhar, Jesus disse-lhe: «Tu és Simão, o filho de João. Hás-de chamar-te Cefas» – que significa Pedra”
Jo 1, 35-42


João viu Jesus, reconheceu-O e apontou o dedo na Sua direção identificando-O. Os discípulos seguiram Jesus, mas não O conheciam pessoalmente nem sabiam onde morava. Contudo, dispuseram-se a ir atrás de Jesus para O conhecerem.
“Vinde e vereis”, disse Jesus ao vê-los e depois de os questionar sobre o que pretendiam.
E eles foram, viram onde morava e ficaram com Ele. Era por volta das quatro da tarde. A hora a seguir à Sua HORA.
Nós não passamos despercebidos a Jesus. Ele volta-se para nós e pergunta: – O que buscais?
Jesus quer perceber cada um de nós, relacionar-se connosco e dar resposta às nossas fomes.
– Qual é a tua fome? Que procuras?
Jesus dirige-se a cada um de nós e está atento a cada momento da nossa vida. E, quando somos capazes de o seguir e perguntar-Lhe: – Mestre, onde moras? Quando, somos capazes de Lhe dizer: – Quero saber onde Te encontrar, conhecer onde habitas, falar Contigo… Jesus derrete-se todo e logo responde: – “Vem e verás!”
Aqui começa uma nova história com Jesus.
É sempre Jesus que nos convida, que desce até nós. Jesus quer intimidade e é capaz de nos dizer os Seus segredos mais íntimos, abrir as portas de Sua casa e convidar-nos a ficar.
Se eu for capaz de dizer sim a Jesus acedendo ao Seu convite, irei com Ele e permanecerei em Sua casa como os discípulos que O seguiam.
Ao encontrar-me, pela primeira vez, com Jesus em casa, estou a iniciar algo novo, a iniciar um novo dia. Tal como naquele tempo e cultura em que os dias tinham a ver com o ciclo lunar e se iniciavam ao pôr-do-sol, quando no fim de um dia de trabalho se ia para casa.
– Jesus, posso ir para Tua casa e iniciar Contigo um novo dia? É tempo de descansar, de conversar, falar da vida, de rir… Jesus, posso?
– Sim, vem Comigo. Quando chegarmos a casa vou acender aquela Luz que ilumina o teu coração e cearemos juntos. Vá lá, “Vem e verás”.
E, eu fui e vi. Era por volta das quatro da tarde.
No dia seguinte, estava feliz. Contei aos amigos e alguns foram conhecer Jesus.

Reflexão
– Neste momento quais são as minhas fomes? Onde procuro sacia-las?
– Sou capaz de seguir Jesus mesmo que não saiba onde vai?
– Estou disposto a dizer sim a Jesus?
– Qual o convite que Ele me faz hoje?

Os comentários estão encerrados.