«Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena»

Bom dia, Senhor. Como estás hoje? Como estou eu hoje? Bem-disposto? Stressado? Ansioso? Calmo? Irritado? Alegre? Triste? Quantos sentimentos já passaram por mim hoje? Pois, muitos não é? Toda uma imensidão de sentimentos. Mas é incrível isso. É incrível como hoje já senti tanto e tantos sentimentos tão díspares, tudo graças ao facto de estar vivo e ser capaz de sentir.
Por isso, Senhor, hoje agradeço-te não ser um ser amorfo, não ser uma pessoa indiferente ao mundo e poder sentir todo o tipo de acontecimentos da minha vida, escolhas que faço e escolhas que não faço, sinta esses acontecimentos da melhor ou da pior maneira. Obrigado por poder sentir apenas.


Amigo Jesus, hoje estamos juntos através do Evangelho de São João 16, 12-15:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há-de vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vos há-de anunciá-lo. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vos há-de anunciá-lo».


Jesus diz-nos hoje que tem ainda muitas coisas para nos dizer, mas que há muita coisa que ainda não temos capacidade de perceber. Não caiamos, contudo, na tentação de nos tornarmos impacientes com Deus, por não entendermos tudo o que ele nos diz de uma vez. Essa é a nossa incapacidade humana e não a dele. Mas também não nos irritemos connosco próprios. Tudo o que vem de Deus tem o seu tempo. Deixemos, por isso, que o Espírito Santo entre em nós. É ele quem nos guia até à verdade plena.
(Momento instrumental apenas, para deixar entrar o Espírito)
Hoje rezemos ao Espírito Santo. Para que ele nos acompanhe nas nossas orações e interceda pela nossa compreensão da Palavra de Deus e dos seus desafios para nós.


Espírito Santo, hoje peço que me ajudes a permanecer na Palavra de Deus, ainda que não a perceba. Peço-te que me ajudes a confiar e a acalmar quando não consigo perceber o que Jesus me quer dizer e, nesses momentos, ser apenas capaz de esperar e permanecer.

Os comentários estão encerrados.