Que me ajudes a viver HOJE

“Até hoje vivi sempre no futuro”
Frase na estação do Metro de S. Sebastião, Lisboa
Caros amigos,
Hoje deparei-me com esta frade no Metro.
Como me tocou!!!
Ultimamente li um livro e um artigo sobre viver o presente que me têm mexido por dentro.
Ando tanto a correr, ando tão ansioso pelo que vai acontecer no futuro, pelo que vou viver no futuro, quando tantas coisas forem diferentes e deixo de viver o presente.
Neste livro e no artigo tomei consciência de uma coisa que a única coisa real é o presente e é, também, a única coisa que posso mudar. O passado já passou, com tudo o que teve de bom e de mau, e o futuro ainda está para vir, com tantas variáveis que não domino…
O presente posso mudar! Posso mudar as minhas rotinas, posso mudar a minha maneira de pensar, de me relacionar, de ter esperança.
Hoje pode ser o dia que mudo, decisivamente o rumo da minha vida. Com base em tudo o que vivi, e tudo o que sou, posso pôr alicerces para construir um futuro melhor, para mim e para os outros.
Hoje sou convidado a viver no presente, a deixar de viver no futuro, quando os meus sonhos são grandes mas também irrealistas. No futuro penso que vou ser um super-homem ou, ainda pior, perfeito. Vou fazer tudo bem, vou-me relacionar bem com todos, vou ajudar a todos.
Se, em vez disso, viver o presente, aterro na minha realidade, olho com realismo para os meus defeitos, mas também para os meus talentos. Olho para o meu dia-a-dia com olhs de ver e vejo duas coisas: o que não posso mudar (a curto prazo) e as oportunidades que tenho, hoje para viver melhor, para ajudar os outros a viver melhor. Percebo as pequenas coisas que posso mudar e, se tiver o olhar de Deus, percebo a grandeza e transcendência que existe por trás dessa mudança.
Peço-te, PAI que me ajudes a viver HOJE com um olhar acutilante e activo. A ter a fé de mudar o que vejo que tem de ser mudado, mesmo que tenha de arriscar…

Os comentários estão encerrados.