Que modelos seguimos?

Bom dia, Pai, obrigada por teres tempo para mim, por me olhares, obrigada por me chamares. Que o Teu Amor consiga abrir o meu coração à alegria de viver e desfrutar este dia.
Jaime Bonet dizia: “É a amizade, a confiança, o Amor, não palavras nem orações sem sentido”. Dá-me, Senhor, a capacidade de viver este dia assim, em abertura a Ti.


Hoje abro-me à Tua Palavra em Mt 23, 1-12:
Naquele tempo, Jesus falou à multidão e aos discípulos, dizendo: «Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e põem-nos aos ombros dos homens, mas eles nem com o dedo os querem mover. Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens: alargam as filactérias e ampliam as borlas; gostam do primeiro lugar nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nas praças públicas e que os tratem por ‘Mestres’. Vós, porém, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’, porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos. Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’, porque um só é o vosso pai, o Pai celeste. Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’, porque um só é o vosso doutor, o Messias. Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».


Senhor, o que estás a fazer connosco? Qual é a Tua intencionalidade? Jesus leva-nos a uma nova visão da própria realidade. Jesus não vem para somar àquilo que nós já sabemos, quer que vivamos este tempo de uma forma nova, com uma nova atitude, com outro olhar sobre nós próprios, sobre o mundo, sobre o nosso destino, sobre a nossa própria missão. E disse: “Observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem… Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo”.
Jaime B. dizia: “O homem quer ser segundo vê e conhece, segundo os modelos e protótipos que vê diante. Ainda que não possa ver satisfeitas as ânsias de ser que leva por dentro, não pode aspirar senão ao que vai conhecendo. Por isto somos filhos do ambiente e o homem é ele e as suas circunstâncias. A mudança do ambiente, das circunstâncias, da moda, da opinião, é muito rápida no homem e altera as suas categorias ou valores… É importante olhar a nossa vida à luz da Palavra, da Fé”.
Que modelos seguimos? Que modelo somos para os outros? O mundo está cansado e esgotado, porque se encontra em competição para ver quem é o maior. Nas faculdades, nos trabalhos, muitos de nós vivemos com um stress contínuo pela competição. E o convite de Jesus é mudar de paradigma. Nós e o mundo inteiro não acharemos salvação nem paz, se não voltamos a encontrar-nos de novo na simplicidade de ser irmãos, de ser filhos de Deus, de descobrir que temos imenso para dar e para servir.


Hoje a Igreja reza assim: “Iluminai os meus olhos, Senhor, para que não adormeça…” Para que possa ver como Tu transformas a minha vida, o mundo, e nos ofereces a Tua paz.

Os comentários estão encerrados.