«Que os que entram vejam a luz»

Este é o momento em que estamos na tua presença Senhor para ouvir as tuas Palavras, para nos situarmos no essencial. Em tão pouco tempo, Tu dás tanto! Porque estás dentro, podemos encontrar-te no silêncio, no espaço desta oração.


Hoje encontramos-te no Evangelho de São Lucas (8, 16-18):
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Ninguém acende uma lâmpada para a cobrir com uma vasilha ou a colocar debaixo da cama, mas coloca-a num candelabro, para que os que entram vejam a luz. Não há nada oculto que não se torne manifesto, nem secreto que não seja conhecido à luz do dia. Portanto, tende cuidado com a maneira como ouvis. Pois àquele que tem, dar-se-á; mas àquele que não tem, até o que julga ter lhe será tirado».


A luz ocupa lugar de relevo em toda a linguagem da fé e sobretudo no Novo Testamento. Deus é luz; Cristo apresenta-se como a luz; os cristãos são filhos da luz. As nossas obras devem, pois, ser luminosas, capazes de iluminar. E por isso nesta leitura Jesus interpela-me a ser esta luz nos meus ambientes e circunstâncias – sinal de esperança, de paz, de fraternidade. Onde sou chamada a ser mais ousada, a não esconder que a minha lógica e valores são mais fortes que a corrente, que o Amor é o meu critério de decisão? Muitas vezes calo-me, não quero ser diferente do grupo, dos outros com quem me relaciono e desta forma deixo escondida esta luz. Quando isso acontece não sou apenas eu que perco, mas também aqueles que estão à minha volta e precisam desta luz, inspiração, testemunho, ânimo. Faltam no mundo, no nosso dia-a-dia, pessoas que ousem ser diferentes e fiéis ao Amor e aos critérios de Jesus. Pessoas que se deixem guiar e fortalecer por uma luz que pode, sem dúvida, iluminar as nossas opções, famílias, projectos profissionais e comunitários. Sempre que alguém deixa que a oração ilumine a sua vida, são muitos os que dela vão beneficiar. E por isso este tempo é tão fecundo e luminoso no meu dia.


Obrigada Senhor por esta gratidão que sinto, pela luz que és no meu caminho, por me ajudares a ser luz para tantos. Obrigada porque posso ser como uma estrela que brilha, suave, discreta, mas sempre presente no escuro.

Os comentários estão encerrados.