Que queremos que nos faça?

“Quando se aproximavam de Jericó, estava um cego sentado a pedir esmola à beira do caminho. Ouvindo a multidão que passava, perguntou o que era aquilo. Disseram-lhe que era Jesus de Nazaré que ia a passar. Então, bradou: «Jesus, Filho de David, tem misericórdia de mim!» Os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse. Mas ele gritava cada vez mais: «Filho de David, tem misericórdia de mim!» Jesus parou e mandou que lho trouxessem. Quando o cego se aproximou, perguntou-lhe: «Que queres que te faça?» Respondeu: «Senhor, que eu veja!» Jesus disse-lhe: «Vê. A tua fé te salvou.» Naquele mesmo instante, recobrou a vista e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, ao ver isto, deu louvores a Deus.”


Jesus passa continuamente na nossa vida e se estivermos atentos, se dedicarmos algum tempo a escutá-lo, teremos oportunidade de reconhecer a sua presença e de lhe pedir que nos ajude a ultrapassar as nossas dificuldades ou que nos perdoe as nossas faltas, com a confiança de que Ele está, nos escuta e nos atende. Esta confiança, que só a oração nos pode dar, faz toda a diferença, e é por falta dela que normalmente nem sequer recorremos a Deus.

Para o diálogo com Jesus também é importante que saibamos o que queremos, quais são as nossas dificuldades para que lhe possamos responder como o cego à pergunta “o que queres que te faça?”. Para isso precisamos de ter objectivos, critérios, um projecto de vida bem determinado que o diálogo com Deus fortaleça nas nossas aspirações. Só sabendo o que queremos podemos identificar as nossas verdadeiras dificuldades em trabalhar para isso e pedir que Deus nos ajude nelas. Talvez muitas vezes nem sequer saibamos o que pedir a Deus por não sabermos onde queremos ir e que obstáculos nos coloca o caminho.

Ajuda-nos Pai a confiar mais em ti, a dar-te mais do nosso tempo, para encontrarmos um projecto de vida e propósitos válidos para cada dia e podermos recorrer a ti como aquele que nos pode ajudar a vencer as dificuldades em realizá-lo.

Os comentários estão encerrados.