Que sejamos capazes de partilhar a nossa “mesa”

Tendo Jesus recomeçado a falar em parábolas, disse-lhes: «O Reino do Céu é comparável a um rei que preparou um banquete nupcial para o seu filho. Mandou os servos chamar os convidados para as bodas, mas eles não quiseram comparecer. De novo mandou outros servos, ordenando-lhes: ‘Dizei aos convidados: O meu banquete está pronto; abateram-se os meus bois e as minhas reses gordas; tudo está preparado. Vinde às bodas.’ Mas eles, sem se importarem, foram um para o seu campo, outro para o seu negócio. Os restantes, apoderando-se dos servos, maltrataram-nos e mataram-nos.
Mt 22, 1-6
Esta parábola fala-nos de duas coisas:
• A refeição como lugar de encontro
Muitas vezes no dia a dia temos um banquete preparado, temos alimento que nos pode reunir à mesa , proporcionar o encontro com quem nos preparou uma simples refeição , ou simplesmente partilhar aquele momento com alguém que também se senta à mesa para um gesto tão habitual. Será que vivemos estes momentos como verdadeiros momentos de agradecimento e encontro com quem está connosco(seja conhecido ou não)?
Quantas vezes troco o encontro por uma refeição rápida em que não tenho que falar com ninguém?
Quantas vezes troco o encontro pela televisão , pelo telefone que me acompanha,…
Como são vividas as minhas refeições? São verdadeiros lugares de encontro?
• A vida que Jesus nos propõe é como um banquete para o qual somos convidados
Será que estamos tão ocupados nos nossos haveres que não damos valor ao convite de Jesus?
Jesus convida-nos , acolhe-nos, está disposto a receber-nos e dar-nos alimento.
Sinto que por vezes não estamos ainda preparados como alguns destes convidados, não somos ainda suficientemente humildes para nos deixarmos acolher por Jesus, perceber que vivendo com Ele participamos de uma grande refeição onde há lugar para o encontro, para a partilha.
Jesus não nos convida só a nós, convida a todos, até aqueles que fazem mal aos seus enviados, também com todos esses que estão muito longe de perceber a riqueza da vida de Jesus, sejamos capazes de partilhar a nossa “mesa”

Os comentários estão encerrados.