Que todos os Homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”

“Diz-nos realmente a Escritura: Aquele que acredita em Deus não ficará desiludido. Assim não há diferença entre judeus e não judeus, pois ele é o Senhor de todos e dá os seus bens a todos os que o invocam. É como diz a Escritura: Todo o que chama pelo Senhor será salvo. Mas, como poderão chamar por aquele em quem não acreditam ainda ? Ou como podem acreditar se não ouviram falar dele? E como hão-de ouvir se não há quem lhes anuncie a Boa Nova?”
Rom 10, 11-14
 
“Assim a fé vem daquilo que se ouve e o que se ouve é o anúncio da palavra de Cristo” 
Rom 10, 17.
1. Sonho de Deus : “Que todos os Homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade” 1 Tim 2, 4.
Qual é esta verdade que o Senhor deseja que todos conheçam ? Que somos seus filhos muito amados; Que não estamos condenados a viver com o peso das nossas tendências egoístas, porque ele nos liberta com o seu perdão e nos capacita para amar, garantindo-nos, desta forma, o que mais necessitamos para ser felizes – uma convivência fraterna, uma comunhão pacífica e gratificante com Deus, connosco próprios e com os que nos rodeiam; Que, aconteça o que acontecer na nossa vida humana, o seu Amor, a sua presença nunca se afastarão de nós. E, porque é um Deus vivo, estará sempre actuante em nosso favor, mostrando-nos caminhos de Vida ! (Efésios capítulo 1).
Viver com fé neste Deus, viver com este Deus, é o que salva o ser Humano! Acredito e experimento-o. Salva-o do absurdo da doença, da morte, da traição, da injustiça, da falta de amor… a que tantas vezes é sujeito. Salva-o porque lhe permite viver tudo isso com outro olhar, com critérios diferentes dos do mundo, que lhe trazem esperança e paz. Salva-o porque nunca ficará só e a solidão talvez seja o inimigo mais temível. Viver com fé é então adquirir um poder extraordinário! Portanto acredito convictamente que “Todo o que chama pelo Senhor será salvo”.
Na minha vida, o que é fruto da fé em Jesus Ressuscitado? De que absurdos me tem livrado? 
2. “Mas, como poderão chamar por aquele em quem não acreditam ainda? Ou como podem acreditar se não ouviram falar dele? E como hão-de ouvir se não há quem lhes anuncie a Boa Nova?”
Prova do amor atento de Deus é o aparecimento na Igreja de diferentes Carismas, cada um suscitado no coração do homem pelo Espírito, como resposta de Deus para a realidade dos seus filhos. O Carisma da nossa Fraternidade “ Oração, Testemunho de Vida e Anúncio Explícito da Palavra de Deus” é precisamente uma das respostas amorosas do Pai para os Homens do nosso tempo. 
Pensamos que assim é porque “ A Palavra de Deus, escutada, assimilada e vivida, transmite-nos a própria Vida de Deus (Jesus no-lo promete –Quem aceita as minhas palavras e acredita naquele que me enviou, tem a vida eterna – Jo 5, 24)” Const. V. Dei nº 15 e precisamos tanto de uma Vida – Amor como a de Deus ! Assim, acreditamos que “Salvamos uma pessoa quando a ensinamos a orar” Const. VDei Nº 40.
Por isto, e “Perante a realidade palpável de uma humanidade dividida e de corações destroçados e vazios por ausência de Amor e de Vida divinos é urgente que:
se implante a caridade de Cristo ( a sua forma de amar),
brindar este mundo com o poder do amor de Deus nos corações integrados e livres, cheios do Espírito de amor,
oferecer a realidade de um povo de irmãos congregados numa Unidade, só por amor de Cristo”. Const. VDei nº 50.
É esta realidade e missão que Deus nos confia cada dia e que, em comunidade, somos chamados a viver para que cada vez mais filhos seus o conheçam e possam chamar por Ele. Oxalá o Senhor sensibilize o nosso coração para a urgência da Missão ! Peçamos-lhe, que ele o fará ! Damos espaço e tempo para que o Pai nos fale ao coração ?
3. “Assim a fé vem daquilo que se ouve e o que se ouve é o anúncio da palavra de Cristo”
A nível de toda a Igreja temos assistido a um apelo a uma Nova Evangelização e o Senhor, na oração, tem-me interrogado: Temos claro que o que há que anunciar é a Palavra de Cristo, e não meras palavras humanas ? Estas podem dar vida ou matar; A Palavra de Deus sempre dá Vida! Com que humildade e fidelidade anunciamos Jesus, em vez de a nós próprios ? Que união vital mantemos com  Ele ?
Como Jesus, a quem seguimos o mais de perto possível, não desempenharemos uma missão por conta própria, mas a que Ele nos confia e como Ele nos indica. Não transmitiremos ideias nem palavras próprias, mas aquelas que o Pai, em Jesus Cristo, e pelo Espírito, nos disse e como Ele nos fala. Transmitimos o que, por Cristo, com Ele e Nele contemplamos. Comunicamos, proclamamos e propagamos o que Dele ouvimos, experimentamos, vimos, gostamos e conhecemos sobre a Palavra de Vida. A nossa Vida eterna e a de muitos depende do contacto, comunhão e transmissão vital que surgem unicamente da oração e do diálogo vivo com Cristo” Const. V. Dei nº19.
“A fé vem daquilo que se ouve”… Estamos todos tão cansados de falsas mensagens! Há tantas propostas enganosas de felicidade por aí, algumas que deixam tantos tão destroçados…
E nós, dentro da Igreja, que palavras anunciamos ? Que propostas de vida? O que propomos convence-nos? Dá-nos Vida a nós, ou somos “fariseus” que carregamos os ombros dos outros com cargas que nós próprios não queremos levar? Como garantimos a comunhão, a oração e o diálogo vivo com Cristo?
 
Penso que todos reconhecemos que tantas vezes nos perdemos no fazer… Também, facilmente nas múltiplas tarefas do dia-a-dia desconectamos de Deus, talvez por falta de treino, talvez porque pedimos pouco ao Pai este dom, porque somos muito auto-suficientes…Talvez por isso às vezes vivamos uma vida pouco abundante e alegre e pouco transmissora da Vida de Deus para os outros…

Os comentários estão encerrados.