Quem é o ser humano…?

Senhor, este novo ano já vai sobre rodas a toda a velocidade. E o mundo continua a girar sem parar. As notícias continuam a ter as mesmas tonalidades, mas eu não quero viver numa rotina sem rumo. Senhor, como me convidas a viver mais como filha Tua? Como posso permanecer mais no Teu amor?


Hoje a liturgia diária propõe o encontro Contigo através do Salmo 8:
Ó Senhor, nosso Deus, como é admirável o Teu nome em toda a terra!
Adorarei a Tua majestade, mais alta que os céus.
Da boca das crianças e dos pequeninos fizeste uma fortaleza contra os Teus inimigos,
para fazer calar os adversários rebeldes.
Quando contemplo os céus, obra das Tuas mãos, a Lua e as estrelas que Tu criaste: que é o homem para Te lembrares dele, o filho do homem para com ele Te preocupares?
Quase fizeste dele um ser divino; de glória e de honra o coroaste.
Deste-lhe domínio sobre as obras das Tuas mãos, tudo submeteste a seus pés: rebanhos e gado, sem excepção, e até mesmo os animais bravios; as aves do céu e os peixes do mar, tudo o que percorre os caminhos do oceano.
Ó Senhor, nosso Deus, como é admirável o Teu nome em toda a terra!


Senhor, este salmo é tão cheio de admiração!
É verdade que nós os seres humanos somos capazes de atrocidades e maldades sem fim! No entanto a nossa capacidade para o bem, para amar e realizar obras grandiosos é ainda maior.

Senhor, quando contemplo os céus, obra das Tuas mãos, a Lua e as estrelas que Tu criaste: que é o homem para te lembrares dele, o filho do homem para com ele te preocupares?
Hoje convidas-me a olhar-me, a olhar cada pessoa, a contemplar o mundo dos humanos com o Teu amor e surpreender-me! A enternecer-me com a Tua ternura, com o Teu carinho por cada um de nós!
De cada pessoa, de cada ser humano a Tua Palavra diz-nos que: Quase fizeste dele um ser divino; de glória e de honra o coroaste. Deste-lhe domínio sobre as obras das Tuas mãos, tudo submeteste a seus pés: rebanhos e gado, sem excepção, e até mesmo os animais bravios; as aves do céu e os peixes do mar, tudo o que percorre os caminhos do oceano.

Obrigada, Senhor, pela Tua grandeza, pela Tua confiança. Tantas vezes somos levados a desconfiar uns dos outros. Tantas vezes somos levados a defendermo-nos, a viver no medo e na desconfiança. No entanto Tu continuas a apostar e a criar o ser humano com toda a Tua alegria e todo o Teu amor.
Por isso, hoje ajuda-me a dar graças Contigo por cada um. Ajuda-me a viver a grandeza para a qual sou chamada. E ajuda-me a fazer deste mundo esta casa comum, este lugar onde todos vivemos como Teus filhos, cheios de glória e de honra.


Ajuda-me a viver em admiração porque contemplo as obras das Tuas mãos, o céu a lua e as estrelas. E especialmente ajuda-me a contemplar a grandeza dos Teus filhos – os seres humanos – apesar de todos os problemas que nos rodeiam!

Os comentários estão encerrados.