“Quem entre vós quiser tornar-se grande seja vosso servo”

Bom dia, Jesus. Obrigada por este tempo de Quaresma. Por estes 40 dias em que nos ajudas a voltar ao essencial, a regressar à lógica de vida que nos propões. Peço-te que me convenças, por dentro, que a tua proposta é mesmo o melhor para mim, para os meus próximos, para os mais distantes, para o mundo.


E a tua proposta está, claríssima, no Evangelho de hoje (Mt 20, 17-28):
Jesus chamou-os e disse-lhes: «Sabeis que os chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder. Não deve ser assim entre vós. Quem entre vós quiser tornar-se grande seja vosso servo e quem entre vós quiser ser o primeiro seja vosso escravo. Será como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção dos homens».


Pois é, Amigo Jesus… Bem sei que é verdade o que dizes: “os chefes das nações exercem domínio sobre elas e os grandes fazem sentir sobre elas o seu poder”. Em toda a história da humanidade tem estado presente esta lógica de poder, força, subjugação, vencedores e vencidos, senhores e servos… Hoje, 2000 anos depois da Tua vida terrena, parece que evoluímos muito pouco…
Esta lógica aplica-se a todos os poderes – grandes e pequenos. E todos nós temos algum poder. Poder sobre subordinados, no trabalho; poder sobre a empregada doméstica ; poder sobre o cônjuge; poder sobre os filhos; poder sobre a natureza… Poder como automobilista, como consumidor, como membro da Igreja, como cidadão…
Hoje, Jesus, voltas a dizer-me: Não uses o poder que te é dado para ficares numa posição superior ao outro, ou para que ele te sirva. Assim não te tornas “grande”, não te humanizas. Usa o teu poder, os teus dons, a tua vida para servir. Coloca o que tens e o que és ao serviço dos outros! Assim, sim, serás “a primeira”, desfrutarás da Alegria que Eu tenho, a alegria de amar e ser amada.
Concordo contigo, Jesus. Faz-me sentido o que me dizes. No entanto sabes que não é fácil fazer como fizeste. Vai contra corrente… Contra a corrente externa, da sociedade, mas também contra a corrente interna do ego, que continua a procurar ser servido e exaltado…
Por isso quero, neste tempo em que estamos juntos, deixar que me influencies por dentro. Que convenças o meu ego de que a Tua proposta é a melhor para todos – começando por mim.


Obrigada por este tempo juntos. Ao longo deste dia torna-me consciente de todo o poder que tenho e ajuda-me a colocá-lo ao serviço dos meus irmãos. Peço-Te também pelos que têm o poder de decidir os destinos das nações – que exerçam as suas funções com altruísmo e espírito de serviço.

Os comentários estão encerrados.