«Quem fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, minha irmã e minha Mãe»

Olá Senhor! Obrigada porque cada momento de oração com a tua Palavra é uma oportunidade de “chegar a casa” e sentar-me aos teus pés a escutar aquilo que verdadeiramente me pode alimentar. Que neste tempo possas ser Tu o centro e eu, me possa descentrar de mim mesma, das minhas preocupações e ocupações, dos meus desejos e vontade, para poder escutar-te a ti.


Hoje abres o coração e falas-me no Evangelho de S. Marcos 3, 31-35:
Naquele tempo, chegaram à casa onde estava Jesus, sua Mãe e seus irmãos, que, ficando fora, O mandaram chamar. A multidão estava sentada em volta d’Ele, quando Lhe disseram: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura». Mas Jesus respondeu-lhes: «Quem é minha Mãe e meus irmãos?» E, olhando para aqueles que estavam à sua volta, disse: «Eis minha Mãe e meus irmãos. Quem fizer a vontade de Deus esse é meu irmão, minha irmã e minha Mãe».


Jesus, chama-me à atenção o fato dos teus familiares ficarem fora e te mandarem chamar. E há outras pessoas que estão dentro da casa onde Tu estás, e é para eles que Tu olhas e a quem chamas Mãe e irmãos!
Com isto, não queres desprestigiar a tua Mãe e os teus irmãos, mas alargas essa relação a todos aqueles que te acolhem no coração e te deixam crescer e viver neles. Assim, os teus familiares são duplamente tua família, e nós recebemos a grandeza de poder criar um vínculo contigo tão forte ao ponto de nos poderes chamar “Mãe e irmãos”. Dou-me conta da grandeza da relação à qual me chamas a viver contigo? Relação de “Mãe”, de quem se deixa fecundar e leva dentro a tua palavra, a assimila, a faz vida própria e a transmite aos outros… relação de irmã, com quem se partilha tudo, os sonhos e a Vida do mesmo Pai, as alegrias e as tristezas, as lutas e as vitórias, os sabores e os dissabores do dia a dia…
Talvez a expressão “quem fizer a vontade de Deus” me tenha bloqueado nalguns momentos e ainda me condicione quando escuto esta leitura. Ajuda-me a recordar que a vontade de Deus não é mais que a Vida plena que encontramos em ti, no que Tu viveste e nos dás a nós para que o possamos viver contigo.


Jesus, que hoje possa cuidar da Palavra que semeias em mim e a deixe crescer nas minhas atitudes, opções, gestos e palavras. Que ao fim do dia possas percorrer o olhar e me encontres à tua volta, entre aqueles que procuram e tentam fazer a tua vontade, e me possas chamar “minha Mãe”, “minha irmã”.

Os comentários estão encerrados.