«Quem fizer a vontade de Deus esse é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe»

Olá Jesus. Hoje é terça feira. A semana já começou mas ainda restam muitos dias pela frente até ao repouso do sábado. Hoje preciso descansar em Ti. Sentar-me ao Teu lado e sentir que Tu és o meu descanso.
Senhor, renova-me por dentro. Restaura as minhas forças e faz-me viver este dia com essa alegria que brota de dentro quando me sei e me sinto aceite e amada por Ti, assim como sou, sem ter que provar nada a ninguém…


Escuto o evangelho de hoje – Mc 3,31-35:
“Naquele tempo, chegaram à casa onde estava Jesus, Sua mãe e Seus irmãos, que, ficando fora, O mandaram chamar. A multidão estava sentada em volta d’Ele, quando Lhe disseram: «Tua Mãe e Teus irmãos estão lá fora à Tua procura». Mas Jesus respondeu-lhes: «Quem é Minha Mãe e Meus irmãos?» E, olhando para aqueles que estavam à Sua volta, disse: «Eis Minha Mãe e Meus irmãos. Quem fizer a vontade de Deus esse é Meu irmão, Minha irmã e Minha mãe».


Há leituras na Bíblia que me parecem o início ou o esboço de um quadro bonito, mas em que a pintura parece ter ficado a meio… Este evangelho é um exemplo disso. Nestes cinco versículos, conta-se alguma coisa, mas ao mesmo tempo… fica tanto por dizer, tanto por esclarecer…
Que casa era aquela em que Jesus estava?
Sua mãe e Seus irmãos… Porque razão O procuraram? Porque não entraram? Porque preferiram mandá-Lo chamar? Seria só por causa da multidão?
E Jesus, saiu ou não saiu?
Por momentos, ficamos a achar que os próprios familiares de Jesus não O compreendem, e estão preocupados… Ao mesmo tempo, percebemos que Jesus tem uma concepção de Família diferente, mais dilatada, que é dada não tanto pelo pai biológico mas pelo Pai Deus. Para Jesus, os Seus familiares em primeiro grau não são aqueles que partilham o Seu mesmo sangue, mas aqueles que partilham o Seu mesmo Pai, aqueles que fazem a vontade Deus. E esta, para nós, é uma resposta que choca… A Sua mãe e os Seus irmãos tê-la-ão ouvido? Que pensaram?
E aquela multidão, aqueles homens e mulheres que estavam ali… que sentiram quando Jesus olhou para eles e lhes chamou irmão, irmã, mãe?
Na verdade, quase nada nos é dito a esse respeito… Parece que para o evangelista isso não era o mais importante… O importante era pintar e realçar o coração universal de Jesus, dá-lo a conhecer nesta Sua forma de Se dar a todos sem excepção…


Jesus, obrigada por Ti. Obrigada por esta Tua forma de ser. Obrigada por me chamares irmã, mãe. É muito bom, e ao mesmo tempo muito forte, saber-me Tua irmã, Tua mãe…
Ajuda-nos Senhor a dilatar o nosso coração. Ajuda-nos a alargar os nossos laços…
Ajuda-nos a fazer a vontade de Deus…
Ajuda-nos a ser uns para os outros irmãos, irmãs, mães…

Os comentários estão encerrados.