«Quem for o mais pequeno entre vós, esse será o maior»

Olá Senhor, já estamos em outubro e as cores do outono começam a colorir o meu dia a dia… a cor avermelhada das folhas que depois de tanto tempo caem e fazem tapetes sonoros debaixo dos meus pés… O sol que ainda aquece para dar lugar a fins de tarde frios e ventosos… Ajuda-me a deixar que os meus sentidos me comuniquem o ritmo da vida do dia a dia e me falem da tua presença


E agora escuto-te em Lc 9, 46-50:
Naquele tempo, houve uma discussão entre os discípulos sobre qual deles seria o maior. Mas Jesus, que lhes conhecia os sentimentos íntimos, tomou uma criança, colocou-a junto de Si e disse-lhes: «Quem acolher em meu nome uma criança como esta acolhe-Me a Mim; e quem Me acolher acolhe Aquele que Me enviou. Na verdade, quem for o mais pequeno entre vós esse é que será o maior».


Quantas vezes, Senhor, são estes os meus sentimentos íntimos: quem é o maior? Quem é a pessoa mais importante? Quem é que faz melhor o trabalho? Quem é que é mais valorizado?
E acabo por viver em comparação! Acabo por viver tentando mostrar aos outros que valho, que sou grande, que sou importante… e sem me aperceber vivo em modo de discussão, em modo de guerra aberta, de ansiedade e de mal estar interior…
Obrigada, porque Tu me conheces por dentro e por fora. Obrigada, porque hoje me convidas a viver de outro modo. Tomas uma criança – que naquele tempo não tinha nenhuma importância nem era cuidada como hoje – e dizes-me que em vez de viver em modo comparativo viva em modo de acolhimento daqueles que aos meus olhos valem menos: «Quem acolher em meu nome uma criança como esta acolhe-Me a Mim; e quem Me acolher acolhe Aquele que Me enviou. »
Aquilo que me dizes é que não me compare, que não viva em modo julgamento mas que te acolha a Ti naquelas pessoas que a meu ver não valem nada… sim é duro dizer isto, mas quantas vezes julgo assim… esta pessoa vale pouco! No entanto dizes-me que ao acolher estas pessoas Te estou a acolher a Ti e ao Teu Pai Deus!
Porque o ser grande depende de aprender a ser pequeno, a ser eu própria diante de Ti, depende de tentar fazer com que os outros sejam grandes ao meu lado. Na verdade, quem for o mais pequeno entre vós esse é que será o maior!


Senhor, Tu sempre me dás a volta… viras-me do avesso. Mudas ou gostarias de mudar a minha forma de pensar e de sentir… por isso ajuda-me a ser pequena, a ser quem sou diante de Ti para poder ajudar os outros a serem quem são: pessoas grandes, acolhidas e valorizadas por Ti incondicionalmente.

Os comentários estão encerrados.