«Quem Me ama guardará a minha palavra»

Bom dia Senhor,
Coloco nas tuas mãos este momento de oração. Reconheço que nem sempre me é fácil cuidar estes instantes contigo… Ajuda-me a abrir-me à tua presença e a acolher a tua Palavra, para que me transforme e aproxime mais de ti.


O evangelho que a Igreja nos propõe hoje é deJoão 14, 21-26:
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Se alguém aceita os meus mandamentos e os cumpre, esse realmente Me ama. E quem Me ama será amado por meu Pai e Eu amá-lo-ei e manifestar-Me-ei a ele». Disse-Lhe Judas, não o Iscariotes: «Senhor, como é que Te vais manifestar a nós e não ao mundo?» Jesus respondeu-lhe: «Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada. Quem não Me ama não guarda a minha palavra. Ora a palavra que ouvis não é minha, mas do Pai que Me enviou. Disse-vos estas coisas, enquanto estava convosco. Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos recordará tudo o que Eu vos disse».


O Evangelho de hoje dá-nos pistas que nos ajudam a perceber como podemos deixar que Jesus permaneça ressuscitado em nós, não só no dia de Páscoa, mas durante todo o ano… “Cumprir mandamentos” pode ser um meio pouco atrativo para que Jesus viva em nós com mais intensidade, mas quando entramos mais a fundo nesses mandamentos damo-nos conta de que pautam as escolhas mais certeiras e que, na verdade, são uma preciosa orientação para trilhar o caminho da verdadeira vida interior.
Realço o que o próprio Jesus nos diz na leitura: “Quem Me ama guardará a minha palavra e meu Pai o amará; Nós viremos a ele e faremos nele a nossa morada.” Uma das maneiras de escutar a Deus é escutando a sua Palavra… e quando a escutamos, acolhendo-a profundamente, naturalmente brotam de nós os gestos de Jesus e cumpre-se em nós a sua promessa: Ele habitará no nosso coração, viverá em nós e através de nós irá marcando as nossas relações e transformando os ambientes onde nos encontramos.
Este desafio de deixar Jesus viver em nós permanentemente não é fácil e por isso mesmo somos presenteados com o seu maior Dom, o Espírito Santo, que o Pai enviará em Seu nome… Que bom saber e experimentar que o Espírito Santo que vem em auxílio da nossa fraqueza, nos ensina e recorda tudo o que Ele nos ensinou. Obrigado Senhor pelo Dom do Espírito Santo, pelas vezes em que me aqueceu o coração, animou e fortaleceu. Obrigado pelos momentos em que senti a sua luz a indicar-me o melhor caminho a seguir.


Senhor, peço-te que a minha oração não termine aqui, fica comigo, ou melhor, ajuda-me a permanecer contigo… Que neste dia possa experimentar, com intensidade, que me habitas e que os meus gestos possam ser reflexo da tua presença em mim.

Os comentários estão encerrados.