Quem não é contra nós é por nós

“Disse-lhe João: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome, alguém que não nos segue, e quisemos impedi-lo porque não nos segue.» Jesus disse-lhes: «Não o impeçais, porque não há ninguém que faça um milagre em meu nome e vá logo dizer mal de mim. Quem não é contra nós é por nós.”
Mc 9, 38-40


Neste Evangelho, Jesus diz-nos que nem só os apóstolos fazem coisas boas e expulsam demónios, que há pessoas que O seguem de outra forma porque receberam o dom da fé e da misericórdia.
Ao dizer aos discípulos, “Quem não é contra nós, é por nós”, Jesus estava a ampliar a visão destes sobre o mundo e o Reino de Deus.
O Espírito Santo sopra quando quer e onde quer e não está sujeito aos nossos critérios humanos.
Os discípulos queriam uma relação exclusiva com Jesus. Afinal, eles seguiam-no, deixaram tudo para o fazer, era a eles que o Mestre ensinava.
Muitas vezes, esta vontade de exclusividade acontece nos nossos relacionamentos humanos. Queremos ser especiais, mais próximos, mais íntimos e acabamos, por vezes, por afastar os outros. Também, a desconfiança sobre o que o outro faz é algo que pode levar a uma recusa de aceitação e consequentemente a um afastamento do nosso próximo.
Que bom seria que o ditado popular “Amigo do meu amigo, meu amigo é” fosse uma prática corrente do nosso dia-a-dia.
Apesar, de por vezes, termos alguma tendência à desconfiança e fechamento quer em família, grupo de amigos ou comunidade e de nos custar ver com alegria e confiança a presença de novos elementos, Jesus não desiste. Ele diz-nos o mesmo que naquele tempo disse aos Seus discípulos, “Quem não é contra nós é por nós.”
A nossa busca pelo que é perfeito e agradável a Deus não pode levar ao afastamento do nosso próximo. O caminho que nos leva a tornarmo-nos cada vez mais parecidos com Jesus faz-nos perceber que um dia o Senhor teve compaixão de nós e que necessitamos a cada momento de uma maior conversão.
Jesus tem um grande respeito e tolerância por todos e cada um tem um lugar especial no Seu coração. Não necessitamos de ser desconfiados e inseguros, mas de saber escutar a Palavra, ler os sinais e abraçar com alegria os nossos irmãos em Cristo.

Oração
Jesus, ajuda-me a perceber que todos temos um lugar no Teu coração. Não deixes que o meu desejo de santidade e de estar Contigo afaste os meus irmãos de Ti.
Que eu possa Jesus, deixar-me abraçar por Ti e deixar de ter a necessidade da exclusividade do Teu amor.
Ajuda-me Jesus, a compreender que a missão é de todos e cada um por ação do Espírito Santo pode realizá-la com o Senhor que a todos acolhe, ama, transforma, ensina e envia.

Os comentários estão encerrados.