«Quem não está comigo está contra Mim e quem não junta comigo dispersa»

Olá, Jesus! Aqui estou como Tu me conheces… Sou eu e as minhas circunstâncias de hoje diante de ti. Peço-te o dom de me deixar surpreender pelo que hoje está preparado.


A Palavra de hoje está no Evangelho de São Lucas, 11, 15-26:
Naquele tempo, Jesus expulsou um demónio, mas alguns dos presentes disseram: «É por Belzebu, príncipe dos demónios, que Ele expulsa os demónios». Outros, para O experimentarem, pediam-Lhe um sinal do céu. Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse: «Todo o reino dividido contra si mesmo, acaba em ruínas e cairá casa sobre casa. Se Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. Ora, se Eu expulso os demónios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso eles mesmos serão os vossos juízes. Mas se Eu expulso os demónios pelo dedo de Deus, então quer dizer que o reino de Deus chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os seus bens estão em segurança. Mas se aparece um mais forte do que ele e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. Quem não está comigo está contra Mim e quem não junta comigo dispersa. Quando o espírito impuro sai do homem, anda a vaguear por lugares desertos à procura de repouso. Como não o encontra, diz consigo: ‘Voltarei para a casa de onde saí’. Quando lá chega, encontra-a varrida e arrumada. Então vai e toma consigo sete espíritos piores do que ele, que entram e se instalam nela. E o último estado daquele homem torna-se pior do que o primeiro».


Jesus com a suprema inteligência dá uma resposta à altura dos seus pensamentos cheios de dúvidas e incapazes de entrar na “novidade” de algo novo, de ALGUÉM novo, de uma resposta diferente da que estavam à espera… Comigo o Reino já está entre vós!
É esta uma linguagem, conceito, experiência nova que se estamos dispersos, divididos não se entende…porque entender o Deus de Jesus implica não só saber mas também uma adesão à sua pessoa.
Os critérios dos Judeus tornavam impossível o entendimento desta linguagem, esta experiência e Jesus continua a explicar: “se eu expulso demónios por Belzebu como subsistirá o seu reino? Qualquer que seja o reino necessita não estar dividido contra si próprio! E era esta a lição que Jesus queria dar…seja em nome de quem for que tu vivas, fá-lo unificado, busca uma vida integrada! No Meu reino as pessoas ajuntam, não dispersam! As dúvidas às vezes vêem por as divisões interiores às quais a falta de fé, a pouca fé nos leva. Não estamos nem aqui nem ali, não nos definimos.
Diante desta escolha, Jesus afirma: “Quem não é a meu favor é contra mim; e quem não me ajuda a juntar está espalhando.” Mais uma vez, Jesus não está falando de religião, mas de uma vida que se junta ao que Ele propõe, aos valores do Reino, ou de uma vida dividida, que vai em outras direções, dispersa. Como está a minha vida, Senhor? Em que junto? Em que espalho?


Jesus hoje começo o meu dia com o teu desafio de em tudo: “Junta-te hoje a mim nesta guarda do palácio, neste construir o Reino de Deus…”

Os comentários estão encerrados.