“Quem não está Comigo está contra Mim”

Olá Senhor! Aqui estamos de novo os dois para cultivar a nossa amizade. Ajuda-me a escutar, a não endurecer o coração, pensando que já sei o que me vais dizer ou que não tens poder para me transformar. Ajuda-me a aprofundar o que significa estar Contigo e não contra Ti!


Escuto-Te no Evangelho de S. Lucas, capitulo 11, versículos 14-23:
Naquele tempo, Jesus estava a expulsar um demónio que era mudo. Logo que o demónio saiu, o mudo falou e a multidão ficou admirada. Mas alguns dos presentes disseram: «É por Belzebu, príncipe dos demónios, que Ele expulsa os demónios». Outros, para O experimentarem, pediam-Lhe um sinal do céu. Mas Jesus, que conhecia os seus pensamentos, disse: «Todo o reino dividido contra si mesmo, acaba em ruínas e cairá casa sobre casa. Se Satanás está dividido contra si mesmo, como subsistirá o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que Eu expulso os demónios. Ora, se Eu expulso os demónios por Belzebu, por quem os expulsam os vossos discípulos? Por isso eles mesmos serão os vossos juízes. Mas se Eu expulso os demónios pelo dedo de Deus, então quer dizer que o reino de Deus chegou até vós. Quando um homem forte e bem armado guarda o seu palácio, os seus bens estão em segurança. Mas se aparece um mais forte do que ele e o vence, tira-lhe as armas em que confiava e distribui os seus despojos. Quem não está Comigo está contra Mim e quem não junta Comigo dispersa».


Estar Contigo é, antes de mais, contemplar o que Tu realizas na vida das pessoas com quem Te encontras. Tu fazes um mudo falar e, nesse sinal, a multidão vê o poder de Deus que, em Ti e através de Ti, se manifesta. Quantos bloqueios nos fazem ficar mudos, não nos permitem comunicar vida, alegria, ternura…! Por vezes o medo do que vão dizer, de não ser conveniente, de nos comprometermos… bloqueia o amor e a possibilidade de o expressar aos outros. E Tu, vens a nós e és capaz de expulsar esse “demónio” que nos faz menos humanos, menos nós próprios! Deixo que Tu sejas mais forte e venças os meus medos e inseguranças?
Estar Contigo também é reconhecer que nesses sinais que Tu realizas é o Pai que age em Ti e através de Ti, e assim, fazem presente o Reino de Deus no meio de nós. Acreditar nisto significa acreditar que quando Te deixamos atuar em nós, e através de nós, o Reino faz-se presente no nosso meio. Por isso, os gestos daqueles que se entregam por amor, a presença de pessoas que trazem paz e bem-estar à nossa vida e também a capacidade de responder com generosidade a quem exige de nós algum passo mais no amor… são sinais de que Tu estás presente e o Amor vai sendo mais forte na nossa vida e na vida do mundo.
Por isso, quando nos custa acreditar que Tu és mais forte, quando pomos entraves e fechamos o coração a essa ação do Teu amor, acabamos por “estar contra Ti” como alguns dos que nos fala o Evangelho.


Obrigada, Pai, por quereres continuar a fazer chegar o Teu Reino através de nós, das nossas palavras e gestos, daquilo que nos fazes capazes de comunicar.

Os comentários estão encerrados.